• Carregando...
Dividida em oito seções, a exposição na Universidade Positivo retrata a vida do naturalista Charles Darwin (1809-1882) | Divulgação
Dividida em oito seções, a exposição na Universidade Positivo retrata a vida do naturalista Charles Darwin (1809-1882)| Foto: Divulgação

Por meio de uma linguagem cenográfica, a exposição Darwin – Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária Que Mudou o Mundo recria a atmosfera do século 19 em que Charles Darwin (1809-1882) viveu e desenvolveu a teoria evolucionista. São mais de 400 artefatos expostos entre objetos, documentos, livros raros, plantas, animais vivos e empalhados.

Originária do American Museum of Natural History, de Nova Iorque, a mostra foi adaptada ao público brasileiro pelo Instituto Sangari. Segundo o biólogo e co-curador Cristiano Moreira, ela possibilita uma aproximação entre o público e a trajetória do naturalista inglês, oferecendo uma percepção mais humana da atividade científica.

Na primeira das oito seções da exposição, é descrita a personalidade de Darwin, um observador entusiasmado. Em seguida, é possível ver esqueletos de mamíferos, répteis e pássaros que eram considerados imutáveis no início do século 19.

Na seção O Jovem Naturalista, um filme narrado pelo tataraneto Randal Keynes apresenta o clima político, social e científico da época.

Na parte Uma Viagem ao Redor do Mundo, há a recriação detalhada dos ambientes e criaturas que Darwin testemunhou durante a viagem de cinco anos a bordo do navio HMS Beagle, com destaque para a diversidade da Mata Atlântica e as criaturas diferentes da Ilha de Galápagos.

Aos poucos, o visitante é conduzido pelas mesmas linhas de raciocínio de Darwin. A seção A Obra de uma Vida apresenta uma réplica da sala de estudos do naturalista, na Down House, local onde foi escrito estudo clássico A Origem das Espécies (1859). Além de objetos pessoais e cadernos de anotações, está exposta uma paginá original da publicação, escrita a mão pelo próprio Darwin.

As últimas seções estão reservadas para entrevistas com cientistas renomados e computadores interativos, que trazem exemplos de pesquisas atuais baseadas nas descobertas darwinistas. "É possível compreender como o legado de Darwin continua contribuindo nos estudos atuais", diz Moreira. Completam o percurso uma montagem com mais de 60 espécies de orquídeas, flores que fascinavam o pesquisador e que o ajudaram a compreender algumas manifestações da natureza.

* * * * * *

Serviço

Darwin – Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária Que Mudou o Mundo. Sala de Eventos do Prédio da Pós-Graduação e Extensão da Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). De segunda à sexta-feira, das 9 às 22 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5. Até 30 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]