• Carregando...
Atlético em 2001, ano de sua maior conquista. | Arquivo/
Atlético em 2001, ano de sua maior conquista.| Foto: Arquivo/
  • Porto Alegre: vista da Usina do Gasômetro.
  • O Paço Municipal de Porto Alegre.
  • A cidade de Porto Alegre é conhecida também pela vida noturna.
  • O Atlético faz 92 anos, e um dos momentos mais marcantes de sua história foi esse: o jogo dos 4 gols de Ziquita em 15 minutos.
  • A fachada da antiga sede do clube, na rua Buenos Aires.
  • Detalhe da arquibancada do Joaquim Américo nos anos 80.
  • A torcida do Atlético, sempre proporcionando grandes festas nos estádios.
  • A torcida rubro-negra nos anos 70.
  • Momento marcante: Alex Mineiro após marcar o gol do título de 2001.
  • Barcímio Sicupira, maior artilheiro do Atlético.
  • Eder Jofre nos anos 60, em foto da revista O Cruzeiro.
  • Jofre em foto recente.
  • Diana Ross, no início de sua carreira.
  • A atriz Juliana Paes.

A cidade de Porto Alegre completa 243 anos. Em 26 de março de 1772, a capital do Rio Grande do Sul foi inaugurada como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais – data que acabou oficializada como a de fundação da cidade. Em 1774, começou a tomar forma do jeito que é atualmente: foram inauguradas a Praça XV, a Praça da Alfândega e a da Matriz. Em 1821, ganhou o status de cidade pelo imperador Dom Pedro II. Devido a sua expansão, no século XX, Porto Alegre destacou-se entre as demais cidades do Rio Grande do Sul e projetou-se nacionalmente. Possui atualmente uma população de 1.472.482 pessoas, segundo o IBGE.

Dia do Clube Atlético Paranaense

Hoje é o dia...

Confira as datas comemorativas do dia 26 de março

Dia do Cacau

Aniversário de Porto Alegre

Foi em 26 de março de 1924 que o Internacional e o América oficializaram sua fusão, dando origem ao Clube Atlético Paranaense sob o comando do presidente Arcésio Guimarães. No dia 30, o rubro-negro realizou o primeiro treino de sua história, composto por Tapyr; Albano e Bugiu; Franico, Marrecão, Malello, Smythe Arold; Ary, Marrequinho e Motta. Suas cores tradicionais são o preto e o vermelho, que lhe rendem a alcunha de rubro-negro paranaense. O ano de 1949 foi um dos mais gloriosos da história do Atlético. Nesse ano, formou-se uma equipe tão boa e capaz de vitórias tão marcantes que acabou até se mudando a maneira de se identificar o clube. O time de goleadas arrasadoras foi inicialmente chamado de tufão, mas depois de furacão. Com o tempo, o próprio Atlético passou a ser chamado de Furacão – apelido que carrega até hoje. anda seus jogos no Estádio Joaquim Américo Guimarães, que depois de reformado em 1999 ficou conhecido nacionalmente como Arena da Baixada. Passou por nova reforma para sediar a  Copa do Mundo de 1914. Sua torcida, porém, costuma chamá-lo de ‘Caldeirão do Diabo’.

Conquistou diversos títulos durante sua trajetória: 22 estaduais, dois da Copa Paraná, um da Seletiva da Libertadores, um Brasileiro da Série B e o Brasileiro da série A, em 2001, até hoje sua maior conquista e maior orgulho dos atleticanos. Foi ainda vice-campeão brasileiro em 2004 e vice-campeão das Américas em 2005.

Nesses 92 anos, diversos ídolos passaram pelo rubro-negro, como Caju, Bellini, Djalma Santos, Nilson Borges, Barcímio Sicupira (maior artilheiro do clube), Washington, Assis, Roberto Costa, Jackson, Cireno, Alex Mineiro, Adriano Gabiru, Kleber, Julio, Kleberson, Washington “Coração Valente” e Zé Roberto, dentre outros.

Além das comemorações, a data de 26 de março também é reconhecida oficialmente no Calendário do Estado do Paraná desde 2007, segundo a Lei número 15.641/2007, como Dia do Clube Atlético Paranaense.

LEIA TAMBÉM: 

- Blog Memória FC traz 91 fotos do Furacão

- 2001, uma Odisseia Atleticana

- 100 anos do estádio Joaquim Américo

Vídeo: relembre uma partida entre Atlético x Corinthians em 1968:

O pugilista

Em 26 de março de 1936 nascia, em São Paulo, o pugilista Eder Jofre, tido como um dos maiores pesos-galo do boxe na era moderna. Começou a lutar profissionalmente em 1957. No ano seguinte, era já campeão brasileiro em sua categoria. Em 1960 conquistou o título sul-americano dos “galos”, começando assim, a escrever o seu nome na história do boxe mundial. No mesmo ano mudou-se para os Estados Unidos foi campeão mundial pela National Boxing Association, vencendo por nocaute o mexicano Eloy Sanchez. Um ano depois, unificou os títulos da categoria “peso galo” vencendo o irlandês Jhonny Caldwell – campeão da versão Europeia. Eder conseguiu manter o seu título mundial até 1965, ganhando todas as lutas por nocaute. Nesse ano, em um resultado contestado, foi derrotado pelo japonês “Fighting” Harada. Em 1966, na revanche, outra derrota de Éder de novo em um resultado contestado. Venceu 75 das 81 lutas de sua carreira, com 4 empates e apenas as duas contestadas derrotas.

Vídeo: veja Eder Jofre em ação:

Diana

Diane Ernestine Earle Ross, conhecida como Diana Ross, nasceu em Detroit (EUA) em 26 de março de 1944. Tornou-se uma das cantoras mais famosas do mundo, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias.

Juliana

A atriz e modelo brasileira Juliana Paes, uma das mais famosas ‘sex symbols’ da atualidade, nasceu em 26 de março de 1979. Em 2006 foi eleita uma das cem personalidades mais sensuais do mundo, segundo a revista norte-americana People e em 2009 entrou para o seleto grupo de protagonistas das novela das oito da Globo ao interpretar Maya, em Caminho das Índias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]