• Carregando...

A primeira montagem brasileira do texto "O Pequeno Eyolf", do renomado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 – 1906) é atração no palco do Teatro da Caixa a partir desta sexta-feira (2). A direção da montagem brasileira fica a cargo do paranaense Paulo de Moraes, da Armazém Cia. de Teatro, que trouxe ao texto clássico uma visão contemporânea.

Estreado em outubro de 2004, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações do centenário de independência da Noruega, celebrado no ano passado, o espetáculo também deu início às homenagens ao primeiro centenário da morte de Ibsen, completado na última semana de maio. Com apoio da embaixada e do consulado da Noruega, a montagem deve representar a América Latina no Ibsen Festival, que será realizado de 24 de agosto e 16 de setembro, no país de origem de dramaturgo e cuja programação conta com cerca de 30 adaptações de textos de Ibsen, oriundas de 15 países diferentes.

Enredo

Com um elenco formado pelos atores Tânia Pires, Fernando Alves Pinto, Carla Marins, João Vitti e a pequena Náshara, o espetáculo trata de sentimentos como culpa, egoísmo, ciúme e solidão dentro do ambiente familiar. Rita Allmers (Tânia Pires), mulher sedutora e proprietária de terras é casada com Alfred (Fernando Alves Pinto), ex-professor e escritor que vive às suas custas. Partilhando uma forte atração sexual, o casal gerou um filho, Eyolf, que sofre de uma deficiência nas pernas causada por uma queda durante a primeira infância. O acidente abalou as estruturas do relacionamento, ameaçado ainda pela meia-irmã de Alfred, Asta (Carla Marins), com quem o homem tem uma forte ligação, que causa ciúmes na mulher. Enquanto isso, Borgheim (João Vitti), engenheiro e amigo da família, nutre uma paixão não correspondida por Asta. A rotina da família é ainda abalada pela visita de uma figura mítica da cidade, a Mulher dos Ratos, simbolizando a morte de um de seus membros e causando mudanças definitivas na vida de todos.

Palestra

A noite de estréia em Curitiba contará com uma palestra do embaixador da Noruega, Jan Gerhard, que abrirá o espetáculo falando sobre o compositor Edvard Grieg (1843 – 1907), autor da música incidental da peça de Ibsen. Além disso, haverá uma sessão de projeção de slides com pinturas do próprio dramaturgo e de obras do pintor Edward Munch inspiradas em textos de Ibsen.

O espetáculo fica em cartaz até o domingo (4).

Confira a programação dos teatros

Serviço:"O Pequeno Eyolf". Sexta-feira (2) e sábado (3) às 21 horas, domingo (4) às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 3321-1999. R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]