• Carregando...

O Paiol Literário de setembro acontece hoje, às 20 horas, no teatro que dá nome ao evento. Esta edição é a primeira dedicada a um poeta – no caso, o carioca Alexei Bueno. Ele ocupa o centro do bate-papo com o público, mediado pelo jornalista Paulo Camargo, editor do Caderno G.

Carioca nascido em 1963, publicou As Escadas da Torre, Poemas Gregos, Lucernário e A Via Estreita, este recebeu o Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional e o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, ambos em 1995.

Bueno é dos poucos escritores a defender a inspiração. Em entrevista ao Jornal de Poesia, ele disse: "A inspiração é um fenômeno exaustiva e milenarmente conhecido pelo qual se designa o momento onde todas as reservas emocionais e conceituais, conscientes e inconscientes, entram em ação no artista, daí advindo a obra ser feita em tal época e não em outra, nem sobretudo a qualquer momento. É um fenômeno óbvio de psicologia, que só os perfeitos idiotas podem afetar desconhecer".

O poeta que prefere apontar os poetas que admira – ao invés daqueles que o influenciaram – sustenta uma lista enorme de autores que vai dos franceses Arthur Rimbaud e Charles Baudelaire até os brasileiros Augusto dos Anjos e Cecília Meireles. Na sua opinião, poesia e tradição são uma coisa só.

Por ser o primeiro poeta a participar do Paiol Literário, a pergunta que costuma inaugurar as discussões – Para quê serve a literatura? – pode ganhar nuances ainda mais interessantes. Se a literatura tem lá suas dificuldades no Brasil – como poucos leitores, livros caros, etc. –, a poesia enfrenta dificuldades ainda maiores, pois se trata de um gênero pouco popular entre aqueles que costumam ler.

O projeto é realizado pelo jornal literário Rascunho, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná. Neste ano, já participaram dos encontros os escritores Ana Maria Machado, Michel Laub, Miguel Sanches Neto, Flávio Moreira da Costa, Bernardo Carvalho e Cristovão Tezza. O Paiol Literário acontece desde junho de 2006.

A temporada 2007 terá ainda a participação de Roberto Pompeu de Toledo (outubro), Luiz Vilela (novembro) e Marçal Aquino (dezembro). O escritor Sérgio Sant’Anna, que não pôde participar do evento do mês passado, cancelou sua vinda. É possível que a organização repita o convite no ano que vem.

* * * * *

Serviço: Paiol Literário. Bate-papo com o poeta Alexei Bueno. Mediação do jornalista Paulo Camargo. Teatro Paiol (Pça. Guido Viaro, s/n.º – Prado Velho), (41) 3213-1340. Hoje, às 20 horas. Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]