• Carregando...

Um dos principais nomes da geração 00 do rock mundial, os escoceses do Franz Ferdinand passaram pelo Brasil em fevereiro, para ser a banda de abertura dos dois shows da turnê Vertigo, do U2, em São Paulo, e fazer uma concorrida apresentação-solo no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Quem não foi a nenhum dos shows do quarteto tem a oportunidade de conferir um pouco do que perdeu no DVD duplo Franz Ferdinand, que está sendo lançado pela Trama.

O material chega atrasado ao país e por isso acaba ficando datado – deveria ter sido lançado ao menos antes da turnê brasileira. Os dois discos são referentes ao início da carreira do grupo, com os primeiros shows da turnê de lançamento de Franz Ferdinand – álbum de estréia, lançado em 2004. Ou seja, nada dos novos sucessos do segundo CD, o também ótimo You Could Have It so Much Better, que chegou ao mercado mundial no final de 2005.

Do disco recente, figura apenas no repertório da banda a canção "I’m Your Villain", tocada na apresentação no teatro Brixton Academy, de Londres, um dos shows na íntegra do segundo DVD, que também destaca um show completo na cidade de São Francisco (EUA). Alex Kapranos (guitarra, vocal), Nick McCarthy (guitarra e backing vocal), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria) interpretam todos os sucessos – "Take me Out", "The Dark of the Matinée", "This Fire", "Michael", "Darts of Pleasure" – e alguns lados B em set não muito longos, pois o grupo estava no começo e não tinha tantas canções.

Quem é muito fã do trabalho do Franz Ferdinand não vai reclamar da overdose dos escoceses tocando sempre as mesmas músicas. Mas bastava apenas o primeiro DVD, que traz o grupo se apresentando em diversos lugares – no festival T in the Park, na Escócia, e em cidades dos EUA e Bélgica. O disco inicial ainda destaca um documentário sobre a turnê, com o quarteto descobrindo como lidar com a fama repentina.

Como curiosidade, uma seqüência da produção mostra o relacionamento do grupo com seus fãs e nela está um casal de brasileiros que foi a um show na Europa. Sem falar inglês, a dupla dá entrevista em português mesmo, revelando, em um sotaque nordestino inconfundível (são da Paraíba), toda sua admiração por Kapranos e companhia, com quem tiram fotos e conseguem, claro, muitos autógrafos. Como é mostrado em todo o filme, os integrantes da banda acham toda a situação muito engraçada – ainda há outras loucuras de fãs –, confirmando que estavam se divertindo muito com a recém-adquirida condição de rock stars.

Completa o primeiro DVD, uma sessão para karaokê dos sucessos "Take me Out" e "The Dark of the Matinée", com engraçados filmetes setentistas hippies servindo de fundo para as letras das canções. GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]