• Carregando...
Vinil Verde: premiado curta-metragem pernambucano é destaque da mostra | Divulgação
Vinil Verde: premiado curta-metragem pernambucano é destaque da mostra| Foto: Divulgação

Uma mostra de curtas e médias-metragens vai levar à tela da Cinemateca de Curitiba hoje, a partir das 18 horas, as diversas manifestações do medo incutidas na sociedade. A intenção da mostra Projeções do Medo é revelar como as diferentes expressões dos temores contemporâneos são refletidas no cinema atual. O evento é organizado pelos alunos do 6.º período do curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná (CineTVPR), sob a orientação da professora e cineasta Joana Nin.

Ao todo, serão apresentados nove títulos – entre produções brasileiras e internacionais –, em duas sessões. "Não são obras de terror, mas sim, filmes que lidam com os medos humanos imateriais, como a tão temida morte e o instigante desconhecido", conta Eduardo Colgan, aluno da FAP e um dos organizadores do evento. Entre os filmes em destaque estão o austríaco Outer Space (1999), de Peter Tscherkassky; o espanhol Genesis (1998), de Nacho Cerdá, e o premiado Vinil Verde (2004), do cineasta brasileiro Kléber Mendonça Filho. Após as exibições, será realizado um debate sobre o tema da mostra, com as participações de Beto Carminatti, diretor radicado em Curitiba, e dos psicanalistas Célio Pinheiro e Nohemí Brown. A pauta será mediada pelo teórico de cinema Fábio Pinheiro.

Disquinho verde

Escrito e dirigido por Kléber Mendonça Filho, o curta-metragem pernambucano Vinil Verde explora uma lenda urbana que aterrorizou o imaginário infantil durante muito tempo. No enredo, a mãe dá à filha uma caixa com disquinhos coloridos de músicas infantis. A menina pode ouvir todos os discos, menos o verde, caso contrário, as consequências serão fatais. O curta foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2005, além de ter sido vencedor nas categorias de Melhor Diretor, Montagem, Som e Prêmio da Crítica no Festival de Brasília de 2004.

Serviço:

Mostra Projeções do Medo. Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174), (41) 3321-3270. Hoje, a partir das 18 horas. Entrada franca. Confira a programação completa no site www.facebook.com/projecoesdomedo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]