• Carregando...
Mutarelli: climas soturnos | Bel Pedrosa/ Divulgação
Mutarelli: climas soturnos| Foto: Bel Pedrosa/ Divulgação

A falta de lugar no mundo, tema recorrente na ficção de Lourenço Mutarelli, é o ponto central da problematização literária de Nada Me Faltará, o mais recente livro do escritor. Paulo, o protagonista, é um sujeito que desaparece durante um ano e, durante o tempo da narrativa, não lembra onde esteve nem o que aconteceu du­­rante a ausência.

O enredo é todo construído a partir de diálogos entre Paulo e outros personagens e, em um mesmo capítulo, o protagonista conversa com a mãe, com um policial, um amigo e com o psicanalista. As sessões de terapia ocupam parte significativa da rotina do personagem central e das páginas do livro. Mas, apesar da verbalização, haverá mais não ditos e mistérios do que esclarecimento.

O que Mutarelli discute, por meio da ficção, é o desconforto do ser humano diante de uma necessidade, impositiva, de ser e estar permanentemente "normal". Paulo frustra a expectativa dos que estão ao seu redor porque, continuamente questionado se está mal, ele ousa responder que se sente confortável. Os outros não aceitam. Afinal, a esposa e a filha de Paulo sumiram e ele não está desesperado.

Durante uma sessão com o psicanalista, Paulo confessa não sentir necessidade de interlocução: "No fundo, doutor, para ser sincero, não consigo sentir afinidade ou emoção alguma em relação a nenhuma criatura. Será que você consegue entender isso, doutor? Será que este lugar pode suportar isso?", questiona o personagem que, após retornar do misterioso intervalo, se recusa a fazer parte do chamado sistema produtivo e quer apenas "ser", incomunicável e isolado em seu canto.

Mutarelli, conhecido por criar ambientes soturnos, a exemplo de obras anteriores, como A Arte de Produzir Efeito sem Causa e Miguel e os Demônios, repete a dose e segue a tratar de questões irremediáveis. Em um mundo que conta com personsagens proativos, alegres e disponíveis, Paulo, de Nada Me Faltará, é o não, a mosca que pousou na sopa, o necessário atrapalho no trabalho. GGG.

Serviço:

Nada Me Faltará, de Lourenço Mutarelli. Companhia das Letras, 144 págs., R$ 37. Romance.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]