• Carregando...
Interação física dos jogadores de Wii inspirou coreografia | João Mussolin/Divulgação
Interação física dos jogadores de Wii inspirou coreografia| Foto: João Mussolin/Divulgação

Domingo é dia de dança no Festival de Curitiba. Sobe ao palco do Guairão, com apresentações hoje amanhã, o Balé da Cidade de São Paulo, que apresentará duas coregrafias de seu repertório: Nós Outros e Wii Previsto.

A companhia, criada nos anos 60 com o corpo de baile do Teatro Municipal da capital paulista, emancipou-se entre 1973 e 74, para ganhar vida própria, deixando de lado o balé clássico e voltando-se à dança moderna e con­­temporânea, sempre trabalhando com uma variedade de coreógrafos, no intuito de beneficiar-se dessa exposição a vários pontos de vista.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Lara Pinheiro, diretora artística do grupo e coreógrafa de Nós Outros, contou que a peça, apresentada pela primeira vez em 2011, tinha como intuito discutir o que cada pessoa tem a aprender com os outros, dentro de um processo de construção de identidade de caráter algo especular – tanto que a cenografia do espetáculo conta com vários espelhos no palco.

"Mas, à medida em que a coreografia foi sendo criada, ela acabou refletindo, além dessa intenção minha inicial, muito da história, do perfil da companhia. Somos um grupo de 36 bailarinos, com idades entre 20 e 40 anos, e formações as mais diversas", diz Lara, para quem essa pluralidade teve impacto decisivo no resultado final. É o todo construído a partir da soma dos indivíduos e cada um sendo reconfigurado com o contato com o outro. A Curitiba virão 17 bailarinos.

Jogo virtual

A segunda coreografia, Wii Previsto, é assinada por Alex Soares, ex-integrante do Balé da Cidade de São Paulo. Como o próprio título da peça diz, a inspiração veio do console que, em seus games, permite uma interação corpórea, física mesmo, dos jogadores, que serviu de base para seu criador.

Soares, conta Pinheiro, buscou no corpo digital, virtual, representação dos jogadores de Wii, as referências de movimentos, e a motivação por trás deles, usadas na sua coreografia, que data de 2009, mas foi apresentada uma vez no Brasil, em São Paulo. "Mas esteve presente em nossas duas últimas turnês pela Europa."

Serviço:

Nós Outros e Wii Previsto Balé da Cidade de São Paulo. Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/nº), (41) 3304-7900. Hoje amanhã, às 21 horas. Ingressos: R$ 50 e R$ 28 (meia-entrada mais taxa). Classficação indicativa: livre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]