i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
MPB

O rock rural encontra a voz do Brasileirão

Destaques da Oficina, Sá e Guarabyra cantam com o grupo vocal curitibano na sexta

  • PorSandro Moser
  • 22/01/2015 21:06
Guarabyra (à esq.) e Sá: sonoridade roqueira com influências brasileiras | Divulgação
Guarabyra (à esq.) e Sá: sonoridade roqueira com influências brasileiras| Foto: Divulgação

Música

Veja informações destes e outros shows no Guia Gazeta do Povo - Shows

A dupla Sá e Guarabyra é convidada especial do show que o Vocal Brasileirão apresenta nesta sexta-feira, às 21 horas, no Teatro da Reitoria. O concerto é parte da fase MPB da 33ª Oficina de Música de Curitiba e reedita um encontro entre a dupla e o grupo vocal durante a Virada Cultural de 2011.

"Resolvemos repetir a dose acrescentando algumas coisas novas. Um reencontro aperfeiçoado até porque o público em teatro é diferente do de um show ao ar livre", avalia o regente do brasileirão, Vicente Ribeiro.

Ele explica que a história deste espetáculo começou em 2009, quando o Vocal Brasileirão decidiu fazer um tributo à obra do compositor Zé Rodrix (1947-2009), o multi-instrumentista que criou o gênero "rock rural" com o trio Sá, Zé Rodrix e Guarabyra no início dos anos 1970.

"O Zé Rodrix tinha um show marcado com o Brasileirão, mas acabou falecendo antes", lembra Ribeiro.

"Acabamos fazendo um show em homenagem a ele com participação da filha, Bárbara Rodrix. Foi emocionante. Em 2011, quando surgiu a oportunidade de chamar um convidado de peso para a Virada Cultural, o coral resolveu chamar Sá e Guarabyra para juntar o nosso repertório ao deles", explica.

Segundo Ribeiro, o show está dividido em três blocos. No primeiro, o Brasileirão apresenta um resumo do tributo Zé Rodrix cantando sucessos como "Soy Latino-Americano", "Primeira Canção da Estrada" e "Casa no Campo".

Depois, o grupo convida Sá e Guarabyra ao palco e a dupla apresenta seu repertório de sucessos como "Mestre Jonas", "Dona", "Espanhola", "Sobradinho" e outras.

"No bloco final, nós juntamos nossos arranjos aos deles. Eles têm uma coisa muita forte com vocal, sempre trabalharam muito bem com as vozes", destaca.

Para Ribeiro, a força deste concerto está nas "músicas poderosas" do trio de roqueiros rurais. "O show é bastante visceral, com uma energia bem roqueira. No fundo, o rock rural é a versão tupiniquim do folk rock com influências brasileiras. A gente tenta entrar na sonoridade roqueira deles", promete.

Contestado

O Vocal Brasileirão foi criado em 1994 pelo arranjador Marcos Leite (1953-2002). Foi dirigido por Reginaldo Nascimento a partir de 2002 e desde 2006 conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Em 2015, prepara-se para lançar seu segundo CD, O Contestado, com canções de Romário Borelli compostas para o espetáculo homônimo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.