• Carregando...
Guarabyra (à esq.) e Sá: sonoridade roqueira com influências brasileiras | Divulgação
Guarabyra (à esq.) e Sá: sonoridade roqueira com influências brasileiras| Foto: Divulgação

Música

Veja informações destes e outros shows no Guia Gazeta do Povo - Shows

A dupla Sá e Guarabyra é convidada especial do show que o Vocal Brasileirão apresenta nesta sexta-feira, às 21 horas, no Teatro da Reitoria. O concerto é parte da fase MPB da 33ª Oficina de Música de Curitiba e reedita um encontro entre a dupla e o grupo vocal durante a Virada Cultural de 2011.

"Resolvemos repetir a dose acrescentando algumas coisas novas. Um reencontro aperfeiçoado até porque o público em teatro é diferente do de um show ao ar livre", avalia o regente do brasileirão, Vicente Ribeiro.

Ele explica que a história deste espetáculo começou em 2009, quando o Vocal Brasileirão decidiu fazer um tributo à obra do compositor Zé Rodrix (1947-2009), o multi-instrumentista que criou o gênero "rock rural" com o trio Sá, Zé Rodrix e Guarabyra no início dos anos 1970.

"O Zé Rodrix tinha um show marcado com o Brasileirão, mas acabou falecendo antes", lembra Ribeiro.

"Acabamos fazendo um show em homenagem a ele com participação da filha, Bárbara Rodrix. Foi emocionante. Em 2011, quando surgiu a oportunidade de chamar um convidado de peso para a Virada Cultural, o coral resolveu chamar Sá e Guarabyra para juntar o nosso repertório ao deles", explica.

Segundo Ribeiro, o show está dividido em três blocos. No primeiro, o Brasileirão apresenta um resumo do tributo Zé Rodrix cantando sucessos como "Soy Latino-Americano", "Primeira Canção da Estrada" e "Casa no Campo".

Depois, o grupo convida Sá e Guarabyra ao palco e a dupla apresenta seu repertório de sucessos como "Mestre Jonas", "Dona", "Espanhola", "Sobradinho" e outras.

"No bloco final, nós juntamos nossos arranjos aos deles. Eles têm uma coisa muita forte com vocal, sempre trabalharam muito bem com as vozes", destaca.

Para Ribeiro, a força deste concerto está nas "músicas poderosas" do trio de roqueiros rurais. "O show é bastante visceral, com uma energia bem roqueira. No fundo, o rock rural é a versão tupiniquim do folk rock com influências brasileiras. A gente tenta entrar na sonoridade roqueira deles", promete.

Contestado

O Vocal Brasileirão foi criado em 1994 pelo arranjador Marcos Leite (1953-2002). Foi dirigido por Reginaldo Nascimento a partir de 2002 e desde 2006 conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Em 2015, prepara-se para lançar seu segundo CD, O Contestado, com canções de Romário Borelli compostas para o espetáculo homônimo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]