• Carregando...

As mulheres de Curitiba passam a ser representadas durante os próximos fins de semana pela atriz Gisa Gutervil. Já o ator George Sada será o legítimo representante dos homens da cidade. Os dois viverão no palco um romance escrito para representar todas as histórias de amor – não só daqui, mas de qualquer casal nos dias de hoje. É um enredo que não promete final feliz, mas tenta explicar os problemas e as delícias de um relacionamento amoroso em tempos de vida urbana e confinamento de sentimentos.

A peça em questão é Quando Você Disse Que Me Amava. Escrito por Rodolfo García Vázquez, um dos fundadores do grupo teatral Os Satyros, o texto foi encenado pela primeira vez em Curitiba há dez anos. Agora, a nova montagem comemora os 20 anos de carreira da diretora Silvanah Santos e do ator George Sada.

Gisa Gutervil, que na época da primeira montagem tinha apenas 15 anos, diz que é curioso como todos os envolvidos acabam se identificando de alguma maneira com a vida dos dois personagens – que inicialmente nem nome tinham, para representar qualquer pessoa. "Acabamos batizando os dois de Marina e Murilo. Mas eles representam todo mundo que vive no mundo de hoje", diz Gisa.

Para ela, a representação de um drama de amor é um desafio para os atores, embora seja fácil entender o que os personagens enfrentam. "Durante os dois meses de preparação, acabamos relembrando de nossas velhas feridas pessoais. O George acabou encontrando na peça pedaços dos relacionamentos dele. Eu, embora seja mais nova e tenha menos histórias, também senti o mesmo", conta a atriz.

Uma das preocupações foi evitar que o texto se transformasse em um dramalhão. A outra, fazer com que a peça mantivesse a concisão. Apesar de tratar de um relacionamento longo, o espetáculo dura apenas 45 minutos. É uma condensação da vida real. No palco, ficam em cena apenas os dois atores, sem nenhuma outra interferência. A dupla, por outro lado, não pode deixar a cena em nenhum momento.

"É uma honra poder trabalhar ao lado de gente que tem 20 anos de experiência para ensinar", diz Gisa, que no ano passado ganhou o Prêmio Gralha Azul de teatro como melhor revelação, pela peça Sobre Ventos na Fronteira, também com Os Satyros.

O grupo Os Satyros nasceu em 1989, em São Paulo. A companhia montou várias peças e acabou viajando para Portugal, onde se instalou provisoriamente. Tem passagem pelos principais festivais de teatro do mundo, como o de Edimburgo, na Escócia, e de Avignon, na França. A sede de Curitiba foi montada para funcionar paralelamente à de São Paulo. Além das montagens, o grupo realiza também oficinas regulares de teatro.

‹ Serviço: Quando Você Disse Que Me Amava. Espaço dos Satyros (R. Desembargador Westphalen, 1.364), (41) 3323-3339. Texto de Rodolfo García Vázquez. Direção de Silvanah Santos. Com George Sada e Gisa Gutervil. Sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5. Até 21 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]