• Carregando...

A sonoridade da trompa, instrumento de sopro típico de orquestra, é o principal destaque do recital desta sexta-feira (30), na série Concertos BankBoston. A alemã Marie Luise Neunacker, uma das principais solistas do instrumento no mundo, vêm a Curitiba para uma apresentação de música de câmara ao lado de outras duas musicistas alemãs: a violinista Antje Weithaas e a pianista Silke Avenhaus.

O programa começa com as três juntas tocando "Quatro Peças para Violino, Trompa e Piano", do compositor francês Charles Koechlin. Depois, serão executados três duos. A trompa e o piano fazem "Adagio e Allegro", do alemão Robert Schumann, que neste ano é lembrado pelos 150 anos de sua morte, e a peça "Lamento d´Orfeo", que o compositor alemão Volker David Kirchner dedicou à trompista. Acompanhada do piano, a violinista toca também a "Sonata para Violino e Piano", do francês Maurice Ravel. No fim do programa, as três se juntam novamente para tocar o "Trio para Trompa, Violino e Piano em Mi Bemol Maior", opus 40, de Johannes Brahms.

Série

A apresentação de programas não convencionais parece ser a marca desta primeira temporada promovida pelo BankBoston na capital paranaense. O primeiro programa, no mês passado, já foi um exemplo disso, com a apresentação do contratenor canadense Daniel Taylor, dono de um timbre de voz raríssimo. O concerto de trompa desta sexta é um novo exemplo, pela curiosidade de trazer para o solo um instrumento típico de orquestra.

Mas o calendário da série de concertos promete mais inovações: ainda para este ano, estão previstos um recital de violino-solo, com música de Bach, algo muito difícil de se ouvir ao vivo no Brasil, e até um programa que inclui a música do francês Pierre Boulez, um dos magos da composição contemporânea.

Confira o roteiro de shows

Serviço: Concerto BankBoston com Marie Luise Neunacker, Antje Weithaas e Silke Avenhaus. Sexta-feira (30) às 20h30. Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º) Tel.: 3315-0979. R$ 36,00 e R$ 24,00 (para clientes BankBoston).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]