• Carregando...
O baterista Mick Fleetwood entre os casais John e Christine McVie (à esq.) e Stevie Nicks e Lindsey Buckingham (à dir.): separações e abuso de drogas | Divulgação
O baterista Mick Fleetwood entre os casais John e Christine McVie (à esq.) e Stevie Nicks e Lindsey Buckingham (à dir.): separações e abuso de drogas| Foto: Divulgação
 |

Relançamentos

Rumours – Expanded Edition

3 CDs: inclui o disco original (com o bônus "Silver Springs"), mais um disco com as faixas de Rumours ao vivo (de uma turnê de 1977), e um disco com 16 takes inéditos das gravações. Importado. US$ 17.

Rumours – Deluxe Edition

Além de todos os itens da Expanded Edition, traz um segundo CD de takes inéditos, além do DVD do documentário The Rosebud Film (sobre as gravações de Rumours) e o disco em formato vinil. Importado. US$ 85.

Não há dúvidas de que Rumours transcendeu os anos 1970. Lançado em fevereiro de 1977, o 11.º disco da banda britânica-americana Fleetwood Mac – segundo com o casal Stevie Nicks (vocais) e Lindsey Buckingham (guitarra) na formação – atingiu as primeiras posições em rankings nos dois lados do Atlântico: foi o 6.º disco mais vendido da história nos Estados Unidos e o 14.º no Reino Unido. Até 2009, quando foi realizada a última contagem, mais de 40 milhões de cópias haviam sido vendidas pelo mundo. Rumours ocupa ainda a 25.ª posição do ranking de 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da revista Rolling Stone e suas canções já foram regravadas por artistas diversos, entre eles Elton John ("Don’t Stop"), Hole ("Gold Dust Woman") e Best Coast ("Rhiannon").

A prova cabal de que continua relevante e influenciando novas – ou melhor, novíssimas – gerações foi ao ar durante a segunda temporada do seriado Glee. Batizado de "Rumours", um episódio trouxe os integrantes do coral jovem reinterpretando seis canções do álbum.

Mês passado, Rumours completou 35 anos, celebrados com o relançamento do disco em edições expandidas (saiba mais no serviço) e uma surpresa mais que bem-vinda: o Fleetwood Mac está de volta à ativa em sua formação original (com exceção da tecladista Christine McVie) e a extensa agenda de shows da banda tem início em abril, nos EUA, seguindo até outubro, pelo Reino Unido e a Europa – até o momento, são 67 apresentações marcadas.

Em fase de ensaios para a turnê, os sessentões Mick Fleetwood (bateria), John McVie (baixo), Lindsey Buckingham (guitarra) e Stevie Nicks (vocais) relembram o período em que gravaram Rumours com nostalgia e surpresa por terem sobrevivido sem enlouquecer. São muitas as lendas que cercam as gravações do disco (leia mais abaixo), a maioria envolvendo brigas conjugais e abuso de drogas. Para dar origem a um dos mais importantes discos da história do rock-and-roll, os integrantes do Fleetwood Mac ficaram à beira de um colapso. Talvez por isso mesmo, suas canções continuem a causar um impacto tão forte mais de três décadas após terem sido lançadas.

Desamores

As gravações de Rumours tiveram início em fevereiro de 1976, com o Fleetwood Mac "se internando" no estúdio Record Plant, em Sausalito, na Califórnia. Descrito por muitos músicos como um ambiente escuro e claustrofóbico, o estúdio se tornaria o lar da banda pelos próximos dois e intensos meses.

Com o sucesso do disco anterior, Fleetwood Mac (1975), que recebeu certificado de platina, o quinteto acumulara uma boa quantia em dinheiro, mas a fama, aos poucos, começou a ruir os relacionamentos amorosos de seus integrantes.

Primeiro, foi o casal Christine e John McVie, que após sete anos vivendo e tocando junto, se separou poucas semanas antes do início das gravações do novo disco. Na sequência, Stevie e Lindsey, que namoravam e viviam juntos desde o fim da adolescência, também cortaram relações, por iniciativa da vocalista. Ao mesmo tempo, Mick Fleetwood enfrentava o fim de seu tumultuado casamento com a modelo inglesa Jenny Boyd.

Tanta desolação, somada a uma quantidade absurda de álcool e cocaína, deixou o clima no Record Plant ainda mais denso – ex-amantes gritando uns com os outros ou não se falando durante longos períodos eram alternados a dias que viravam noites sem que ninguém percebesse, devido ao efeito das drogas. "Tivemos sorte de sair vivos", disse Fleetwood em entrevista recente à revista inglesa Mojo.

Letras

Os narizes dos integrantes do Fleetwood Mac podiam estar anestesiados de tanta cocaína, mas seus corações – e, consequentemente, suas canções–, estavam bem longe disso: inconsoláveis e perturbadoras, as letras e melodias de Rumours foram totalmente inspiradas pela instabilidade emocional em que viviam os músicos. A faixa de abertura do disco, "Second Hand News", de Lindsey Buckingham, dá provas disso logo no primeiro verso: "Sei que não há mais nada a dizer/ Alguém tomou o meu lugar".

Os hits "Dreams" (Stevie Nicks) e "Go on Your Own Way" (Buckingham) são desabafos sobre o fim do relacionamento do casal, escritos (e gravados no mesmo microfone) um para o outro. Além disso, a vocalista pisoteia o coração do ex-namorado em "Gold Dust Woman": "Ela te fez chorar?/ Fez você ficar mal?/ Estilhaçou suas ilusões amorosas?/ Junte os pedaços e vá para casa." Ao que o guitarrista responde em "Never Going Back Again": "Já fiquei mal uma vez/ Já fiquei mal duas vezes/ Mas isso nunca mais vai acontecer de novo".

Também são doloridas as canções de Christine, repletas de mágoa, como em "Songbird" ("Desejo a você todo amor desse mundo/ Mas, mais que tudo: desejo isso a mim mesma") e "Oh Daddy" ("Se eu conseguisse fazer você ver/ Que se há um tolo por aí/ Ele só pode ser eu").

Escrita por todos, "The Chain" revela a existência de uma espécie de pacto entre os integrantes: "Se você não me ama agora/ Você nunca vai me amar de novo/ Ainda posso ouvir você dizendo/ Que nunca quebraria a corrente." Apesar de todas as adversidades, o pacto se manteve e a tal "corrente" nunca foi rompida. Sua força e intensidade agora celebram aniversário de 35 anos, junto com o inabalável Rumours.

Rumores

Saiba mais sobre as "lendas" que envolvem a gravação do disco Rumours, da banda Fleetwood Mac:

O guitarrista Lindsey Buckingham "toca uma cadeira" na faixa "Second Hand News"

Verdadeiro

Muito ricos graças ao sucesso do disco anterior, os integrantes exageraram um pouco na extravagância durante as gravações de Rumours. Stevie Nicks mandou trazer de navio uma espineta elétrica para a canção "Gold Dust Woman". Mick Fleetwood chegou a amarrar dois bumbos de bateria para obter um timbre diferente em uma das sessões de gravação. Buckingham realmente "tocou" o assento de couro falso de uma cadeira do estúdio para atingir um efeito rítmico em "Second Hand News"

"Dreams", de Stevie Nicks, e "Go on Your Own Way", de Lindsey Buckingham, são feitas um para o outro.

Verdadeiro

A própria vocalista refere-se às faixas como "canções gêmeas". Mas enquanto Stevie criou uma elegia gentil sobre o fim do relacionamento do casal em "Dreams", Buckingham exorcizou seu pé na bunda com ressentimento em "Go on Your Own Way".

Uma das noites de trabalho foi totalmente perdida após a banda consumir uma bandeja de cookies, sem saber que eles estavam "batizados" com maconha.

Verdadeiro

A vocalista Stevie Nicks confirma o fato e lembra que nessa noite todos passaram horas sentados e imóveis, olhando um para a cara do outro.

Havia um grande saco de cocaína disponível a todos em cima da mesa de mixagem do estúdio.

Verdadeiro

As gravações de Rumours marcaram o início do envolvimento dos integrantes com drogas pesadas. Essa história foi amplamente divulgada por Mick Fleetwood, que não tinha pudores em falar sobre o assunto.

O nome do traficante de cocaína da banda consta na lista de agradecimentos do disco.

Falso

A intenção de agradecer ao traficante foi comunicada por Mick Fleetwood a vários jornalistas na época. Isso só não aconteceu, pois o sujeito foi assassinado antes do lançamento de Rumours.

Mick Fleetwood resolveu trocar de estúdio antes do término das gravações de Rumours por achar que todos estavam ficando loucos.

Verdadeiro

Após dois meses no Record Planrt, o baterista tomou essa decisão após chegar no estúdio uma noite e encontrar o baixista John McVie de joelhos, rezando diante da foto de um guru e de uma garrafa de conhaque, pedindo para que conseguisse registrar uma de suas de linhas de baixo com perfeição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]