Adaptações
A filmografia baseada na obra literária de Stephen King beira os 70 títulos, incluindo produções para televisão, vídeos, curta-metragens e minisséries.
Relevantes
O ano de 2007, em especial, revelou dois filmes especialmente relevantes que foram dignos das histórias de King: 1408 e O Nevoeiro (The Mist), que entra agora em cartaz nos cinemas brasileiros. O filme foi baseado na novela homônima do famoso autor, publicada em 1985 na coletânea Tripulação de Esqueletos (Skeleton Crew).
Três vezes
O Nevoeiro é o terceiro longa-metragem em que Frank Darabont vasculha o universo perturbador do escritor. O roteirista e diretor norte-americano assina também outras duas adaptações de King, Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, de 1994) e À Espera de Um Milagre (The Green Mile, de 1999).
São Paulo - O suspense O Nevoeiro, que estréia hoje em todo o Brasil, é baseado em uma história de Stephen King, mestre do gênero, e traz algo mais além dos inevitáveis sustos proporcionados pelos efeitos especiais.
O nome do escritor pode afastar quem já está cansado de filmes com temas sobrenaturais e alienígenas ou não tem se empolgado com as adaptações mais recentes de suas obras (caso de O Apanhador de Sonhos).
Mas não há nada a temer. Com dois filmes baseados na obra do escritor (A Espera de um Milagre e Um Sonho de Liberdade), o diretor Frank Darabont (Cine Majestic) é um dos adaptadores mais fiéis do universo de King e não costuma desagradar aos fãs do autor, e mesmo quem nunca o leu.
A ação é desencadeada pelo fenômeno do título. Depois de uma forte tempestade, uma névoa cobre uma pequena cidade do Maine cenário favorito de King , onde todos parecem se conhecer.
Um grupo de pessoas fica preso num mercado, que serve como um microcosmo da sociedade norte-americana. Aqueles que se aventuraram a sair não voltam. O que de tão mortal esconde esse nevoeiro?
Darabont e seus efeitos especiais mostram muito pouco do inimigo escondido no nevoeiro, um tentáculo aqui, algo ainda mais repulsivo ali. O que interessa para o diretor é a disputa de poder que se instaura naquele ambiente.
David (Thomas Jane, de Pecado Original) parece ser um líder nato e assume o comando do grupo. Porém, ele sempre é democrático, consultando a todos sobre o que fazer.
Quem não concorda muito com ele é o seu vizinho Brent (Andre Braugher, de Poseidon), com quem já teve certas diferenças, e a sra. Carmody (Marcia Gay Harden, de Na Natureza Selvagem), uma religiosa fanática que vê no fenômeno inexplicável a ira de Deus.
Esses personagens são mais tipos humanos do que pessoas reais. Não possuem muita densidade emocional ou psicológica, mas isso não é um problema, pois o diretor pretende lidar com a disputa de liderança pelos diversos grupos e as suas conseqüências.
Publicada nos anos 1980, a história de King se mantém bastante atual por parecer um comentário sobre os Estados Unidos da era Bush, quando grupos diferentes deveriam cooperar para lidar com uma ameaça externa e desconhecida, como o terrorismo.
Captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil
Quem é quem no julgamento de Maduro e o que acontece após ele se declarar inocente
Queda de Maduro só deve afetar preços do petróleo no médio prazo
Região do palácio presidencial da Venezuela tem tiroteio após posse de vice de Maduro