• Carregando...
Peça foi encontrada nesta terça-feira (24) | Luiz Rodrigo Oliveira Duarte/ Arquivo Pessoal
Peça foi encontrada nesta terça-feira (24)| Foto: Luiz Rodrigo Oliveira Duarte/ Arquivo Pessoal

Uma obra em bronze do escultor paranaense João Turin foi encontrada nas proximidades do rio Bacacheri, em Curitiba, na altura do bairro Boa Vista, nesta terça-feira (24). A peça estava enterrada e foi localizada durante um trabalho de escavação por uma equipe que presta serviço para a Sanepar.

Segundo informações do atelier João Turin, a obra é uma réplica da peça original, que é de gesso e está entre as obras mantidas no espaço. Por isso, inicialmente, o atelier não pretende recolhê-lo.

O trabalho não tem título e mede 33,5 cm de altura, 27,5 cm de largura e 3 cm de profundidade.

Luiz Rodrigo Oliveira Duarte, um dos funcionários que trabalhava no local na hora, contou que, no começo, a equipe achou que a peça encontrada era apenas uma tampa de ferro. Depois de esfregarem a obra é que localizaram o nome de João Turin.

“No Google eu achei o telefone do atelier [João Turin] e liguei. Pediram para eu mandar fotos, mas aí eles disseram que era só uma réplica. Como somos em cinco, não sabemos ainda o que fazer com a peça. Pensamos em vender no Mercado Livre ou tentar outra forma de negociar e dividir o que der entre nós”, relata o trabalhador.

A peça que originou a réplica encontrada nesta terça fez parte do acervo exposto no Museu Oscar Niemeyer (MON) entre julho de 2014 a fevereiro deste ano, na exposição João Turin: Vida, Obra, Arte.

A mostra, que bateu recorde de visitas, está entre está entre as finalistas ao Prêmio Paulo Mendes de Almeida, dado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

MostraJoão Turin: Vida, Obra, Arte é finalista de prêmio de arte

Exposição concorre com outras duas em prêmio que contempla profissionais do campo das artes plásticas

Leia a matéria completa
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]