• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Palácio da Liberdade

Construído entre 1870 e 1890 pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Guaita para abrigar a residência de Leopoldo Ignácio Weiss e Izolina Izaura Carneiro Weiss, o edifício foi adquirido em 1890, juntamente com seu mobiliário, pela Fazenda Nacional, passando em 1901 à propriedade definitiva do Estado do Paraná.

De 1892 a 1938 o Palácio da Liberdade foi sede do governo paranaense. Posteriormente abrigou órgãos públicos como a sede da Chefatura de Polícia, de 1938 a 1942, e da Secretaria do Interior e Justiça, de 1942 até 1976.

Tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado em 1977, também abrigou, de 1978 até quase o final da década de 1980, a Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e, por último, a Defensoria Pública do Paraná.

Em maio de 1989 passou a ser a sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

As obras de restauro do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), em Curitiba, foram entregues na manhã desta quinta-feira (18), após dois anos de trabalho. Ao todo, foram gastos R$ 1,8 milhão nas duas fases de recuperação do prédio, o Palácio da Liberdade, que foi sede do governo do Paraná entre 1899 e 1937.

Com o fim dos trabalhos de restauro, o MIS-PR volta à sua sede oficial. A expectativa é de que ele reabra para o público até março de 2015. Até lá, o acervo da instituição será mantido em seu local provisório, no bairro Santa Cândida.

HistóricoO museu foi fechado para obras em 2003, por causa de sérios problemas estruturais detectados. O projeto original do imóvel, que não contemplava elementos de fundação importantes, como estacas, e a passagem de ônibus na rua que passa em frente ao museu (Rua Barão do Rio Branco) colaboraram para a deteriorar a sustentação do prédio.

As reformas foram aplicadas em duas fases. Na primeira, foram feitos reparos, com reforço estrutural das fundações e paredes do edifício, recuperação total da cobertura, além da retirada dos pisos do pavimento superior e proteção de elementos decorativos para posterior recuperação.

Na segunda etapa foram recuperados os forros e pisos e implantadas as novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias do edifício, que também recebeu nova pintura. O prédio do MIS-PR irá contar com sistema eletrônico de segurança 24 horas por dia. "Eu fico feliz e ao mesmo tempo me dá um pouco de tristeza quanto tenho que entregar uma obra como esta finalizada. Feliz porque devolvo um espaço compartilhado de cultura aos paranaenses. Triste porque isso só está acontecendo porque um dia o prédio chegou a um estado de abandono muito grande", declarou o secretário de cultura do Paraná, Paulino Viapiana.

Segundo o diretor do museu, o cineasta Fernando Severo, a principal dificuldade dos trabalhos de restauração realizados nos últimos dois anos foi recuperar as características originais do imóvel. "Muita coisa aconteceu aqui e, ao longo dos anos, o prédio foi desconfigurado. Foi preciso fazer uma pesquisa minuciosa para levantar os detalhes que queríamos", disse.

Detalhes

Apesar da entrega das obras, ainda há detalhes que precisam ser finalizados para concluir totalmente, como a parte elétrica, por exemplo. Além disso, os espaços de pinturas originais que foram mantidos na parede sofreram com infiltrações e precisam ser refeitos.

Conforme a coordenadora de Patrimônio da Cultura SEC, Rosina Parchen, o trabalho de restauro destas pinturas deve começar em oito meses - tempo necessário para que as paredes e o material empregado na pintura sequem totalmente - e não vai interferir na reabertura do espaço.

O museu

O Museu da Imagem e do Som do Paraná tem um vasto acervo de filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo e equipamentos de som e imagem, contando com uma biblioteca especializada com mais de dois mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória e áreas afins. O acervo, que conta boa parte da história do Paraná, é alvo constante do interesse de pesquisadores de diversas áreas, que têm acesso a qualquer item mediante solicitação prévia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]