• Carregando...

A destruição da Amazônia e as telas monumentais com seis metros de comprimento são as principais características das duas exposições que a Casa Andrade Muricy recebe a partir desta terça-feira (5). "Esculturas e Pinturas", de Henrique de Aragão, e "(Re)velações do olhar", de Liana Timm, apresentam um olhar particular dos artistas acerca de experiências de vida próprias.

Henrique de Aragão é paraibano de nascimento, mas se criou em Ibiporã, Norte do Paraná, onde deu seus primeiros passos nas artes plásticas. Na região, Aragão ficou conhecido por obras como "O Desbravador", em Maringá, "O Passageiro", em Londrina, "São Francisco de Assis", em Umuarama, além de diversos outros trabalhos em Ibiporã. Porém, a sua série "Amazônia" foi a que projetou o artista.

Uma parte dela, "Amazônia Zero", será exposta em Curitiba. Nela, o Aragão conta a sua experiência de três meses no Amazonas em 1999. Na ocasião, ele teve a percepção nítida da destruição organizada da mata e dos animais na área. Outros trabalhos de Aragão, como as esculturas "O Sonho de Ícaro", em latão e madeira, e "O Gavião Real", em ferro e aço inox, também poderão ser vistas pelo público.

Saindo da arte artesanal e partindo para a alta tecnologia, a artista plástica gaúcha Liana Timm procura manipular imagens de livros e revistas, fotografias, obras clássicas, atualizando-as em um novo território. O resultado final pode ser visto em belas telas vinílicas impressas. E o tamanho das obras busca dominar o espaço arquitetônico dos locais onde são expostas. Alguns trabalhos de Liana, com seis metros de comprimento por três de altura, estarão a disposição de quem comparecer.

Na abertura dessa exposição, o livro homônimo, escrito pelos psicanalistas Lenira Balbueno Fleck e Jaime Betts, e pela arte-educadora Emília Viero, será lançado. A publicação é referente ao processo criativo utilizado por Liana para conceber os seus trabalhos.

Interessado em outras exposições? Acesse o roteiro e veja as melhores mostras abertas em Curitiba

Serviço:

Exposições "Esculturas e Pinturas", de Henrique Aragão, e "(Re)velações do olhar", de Liana Timm. Abertura nesta terça-feira (5) às 19h. Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915). Exposição permanece até dia 24 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]