• Carregando...
Primeiro álbum dos Beatles garantiu a sobrevivência do rock |
Primeiro álbum dos Beatles garantiu a sobrevivência do rock| Foto:
 |

CD

Please Please Me

The Beatles. EMI Music. R$ 39,90. Rock

Saiba mais

Leia a íntegra da entrevista com Eduardo de Albuquerque Brocchi e Leonardo Conde de Alencar, professores da PUC do Rio de Janeiro, a respeito do tema de um curso da universidade: Beatles: História, Arte e Legado.

No dia 22 de março de 1963, chegava às lojas de discos da Inglaterra Please Please Me, o primeiro álbum dos Beatles. Para muitos, o mais importante da história.

Please Please Me soa hoje ingênuo, coleção de canções sobre encontros e desencontros de namorados, longe da sofisticação musical de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967). Mas a estreia dos Beatles em LP garantiu a sobrevivência do rock.

Depois que o gênero foi criado na década anterior por Elvis Presley, Bill Haley, Carl Perkins, Little Richard e outros pioneiros, uma enxurrada de novos "ritmos jovens" inundou o mercado fonográfico anglo-americano. O ­rock correu o risco de definhar entre modas musicais como o twist e o calipso.

O sucesso de massa dos Beatles cruzou o Atlântico para disseminar entre os garotos a vontade de formar uma banda, numa dimensão que consolidou o rock até hoje.

Beatlemania

Depois do lançamento do primeiro single da banda, "Love Me Do", em outubro do ano anterior, os Beatles começaram a excursionar sem parar pelo Reino Unido.

Era o início do fenômeno que o mundo chamaria nos anos seguintes de Beatlemania.

Tanto sucesso nos shows fez o produtor George Martin idealizar a gravação do álbum como uma simples repetição das canções para prensar em vinil. Assim, alugou por duas sessões de três horas o estúdio da gravadora EMI, que depois ficaria famoso pelo nome de seu endereço, Abbey Road.

A ideia era gravar mais algumas faixas para juntar com as quatro lançadas em dois singles: "Love Me Do"/"P.S. I Love You" (outubro de 1962) e "Please Please Me"/"Ask Me Why" (janeiro de 1963).

Às 10 horas, Martin e os quatro Beatles começaram a gravar. As duas sessões agendadas não foram suficientes. O produtor conseguiu mais uma, no mesmo dia. O tempo total no estúdio foi de 9 horas e 45 minutos, para dez faixas.

Um dos maiores hits do disco – e do grupo – também é o que tem a história mais curiosa. "Twist and Shout" exigia muito de John Lennon, com vocal forte, aos berros. E ele estava muito gripado no dia das gravações.

Martin resolveu deixá-la para ser gravada por último. E a voz de John resistiu a apenas uma tentativa, que é o vocal eternizado no vinil.

Com oito canções escritas por Lennon e McCartney, Please Please Me esboçou um padrão que os Beatles buscariam sempre: compor e tocar todo o repertório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]