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A “Justiceira”- A coisa funcionava assim: quem ganhou ou comprou ingressos para o festival e, por algum motivo, não conseguiu ir às peças poderia doar as entradas. Em frente ao QG do festival no Memorial de Curitiba ou nas portas dos teatros, o Movimento dos Sem Ingresso estava lá com uma galão de água no qual era possível depositar os bilhetes não usados. A ideia nasceu em 2004, quando a então aluna de teatro Débora dos Santos começou o trabalho de “Robin Hood”. “Os professores nos liberavam para assistir às peças, mas não tínhamos grana. Vimos que tinha muita cortesia de empresas que iam morrer no bolso das pessoas e iniciamos este trabalho”, disse. Na edição deste ano, o grupo conseguiu remanejar mais de 1,5 mil ingressos de peças da mostra paralela e principal | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
A “Justiceira”- A coisa funcionava assim: quem ganhou ou comprou ingressos para o festival e, por algum motivo, não conseguiu ir às peças poderia doar as entradas. Em frente ao QG do festival no Memorial de Curitiba ou nas portas dos teatros, o Movimento dos Sem Ingresso estava lá com uma galão de água no qual era possível depositar os bilhetes não usados. A ideia nasceu em 2004, quando a então aluna de teatro Débora dos Santos começou o trabalho de “Robin Hood”. “Os professores nos liberavam para assistir às peças, mas não tínhamos grana. Vimos que tinha muita cortesia de empresas que iam morrer no bolso das pessoas e iniciamos este trabalho”, disse. Na edição deste ano, o grupo conseguiu remanejar mais de 1,5 mil ingressos de peças da mostra paralela e principal| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo
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Entre peças com atores consagrados na televisão e montagens amadoras, produções caras e espetáculos de rua, além de uma ampla programação paralela, que incluiu música, literatura, cinema, gastronomia, exposição e baladas, a 22.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba terminou ontem, entre erros e acertos, com saldo positivo.

Formação de plateia, mobilização da classe artística e ocupação dos espaços culturais não tradicionais foram alguns dos objetivos declarados da organização do festival que foram atingidos.

Entre esses palcos e suas plateias, algumas "figuras" ganharam destaque, seja por posturas polêmicas, ousadias ou pela iniciativa de fazer o teatro chegar a quem tem pouca intimidade com a área. Quem suscitou a maior polêmica foi o grupo catarinense Erro, de Florianópolis, cujo o espetáculo Hasard virou caso de policia.

A peça, que dava ao público a chance de decidir o desfecho do enredo, incluía no "cardápio" ousados 30 segundos de nudez do elenco no final do espetáculo, encenado em plena Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, e chegou a ser interrompida pela Polícia Militar.

Não foram, porém, só os "pelados" que "causaram" no festival. A Gazeta do Povo mostra quatro personagens que também movimentaram o jogo – na boca de cena ou nos bastidores do evento.

Seja chocando com autoflagelação, como o ator Stéfano Belo, ou intrigando o público, como o ator mascarado Vitor Hugo. Redistribuindo a renda, como o Movimento dos Sem Ingresso ou simplesmente estreando nas cadeiras do festival, como o estudante Matheus Santana. Pois o Festival de Curitiba é feito, essencialmente, de pessoas que amam o teatro.

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