• Carregando...

Os concertos de hoje e amanhã, no Teatro Guaíra, encerram a turnê brasileira da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que começou na semana passada (Veja o serviço completo dos shows no Guia Gazeta do Povo). A apresentação de hoje, que começa às 21 horas, tem no programa duas obras do alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) – Sonho de Uma Noite de Verão: Abertura e Concerto para Violino em Mi Menor, com o solista Augustin Hadelich – e uma suíte com trechos do balé Romeu e Julieta, do russo Serguei Prokofiev (1891–1953), escolhidas pelo maestro Yan Pascal Tortelier.

"Para quem é ‘iniciado’, o programa satisfaz por ter obras difíceis e de execução complexa. Para aqueles que não são conhecedores, também satisfaz, porque é um programa muito bonito, palatável, muito gostoso de ouvir", diz o diretor executivo e trompetista da Osesp, Marcelo Lopes. O músico, que falou por telefone à Gazeta do Povo, explicou que o apelo do programa – que se alinha em torno do romantismo shakespeariano – foi pensado levando em consideração as particularidades de uma turnê.

Além de dificuldades como transporte aéreo da orquestra e logística de instrumentos, as apresentações têm que estar preparadas para enfrentar a falta de mercado da música clássica em vários lugares em que toca – algumas vezes, sem hábito de consumo desse tipo de apresentação. "Mas não vamos desistir por isso. Isso nos estimula a ir e convencer os governantes da importância de desenvolver em seus estados iniciativas como a Osesp", diz Lopes.

Além de Salvador, Curitiba foi a única cidade para qual a Osesp programou um concerto gratuito, no dia seguinte à apresentação, às 11 horas. "Tivemos a ideia pela sua importância e mercado de música erudita desenvolvido que ela tem", diz Lopes, para quem a capital tem potencial para se tornar um polo da área. "São Paulo e Minas Gerais estão encaminhadas. Se Paraná e Rio de Janeiro também conseguem usar esse modelo, criaremos um circuito que vai chamar a atenção do mundo."

Serviço

- Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.- Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/nº), (41) 3304-7900.- Hoje, às 21 horas, com ingressos a R$ 50. Amanhã, às 11 horas, com entrada franca

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]