• Carregando...
Sidney Garambone elegeu Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro | Divulgação
Sidney Garambone elegeu Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro| Foto: Divulgação
  • Flávio Carneiro: autor das crônicas de Passe de Letra

Sem escapar do clichê, mas evitando os trocadilhos tão comuns em textos sobre futebol, há de se dizer que o Brasil é mais uma nação de torcedores do que de leitores. Até por isso, fica interessante aproximar a paixão que desloca multidões aos estádios das páginas literárias, como se fará no Café Literário promovido hoje, às 19h30, na 1.ª Bienal do Livro Paraná. O tema em debate é Bate-bola: Futebol e Literatura.

O comentarista esportivo mineiro Bob Faria media a conversa entre dois autores que deixaram mais apertadas as prateleiras dedicadas ao assunto. Um deles, Flávio Carneiro, escreve crônicas sobre o esporte, publicadas até 2008 no jornal paranaense O Rascunho e, posteriormente, reunidas no livro Passe de Letra.

Ele encontrará pela primeira vez o jornalista Sidney Garambone, que este ano publicou Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro, no qual elege uma seleção histórica dos principais volantes do país. Desde Danilo Alvim (o "Príncipe Danilo"), que defendeu as camisas do Vasco, do América e a verde-amarela, até Dunga, com direito a uma homenagem aos "brucutus": a antítese dos craques da bola.

Desde que publicou o livro, Garambone tem sido convidado a debatê-lo país afora. Foi o que fez, por exemplo, na Bienal de São Paulo. "Este foi um ano muito profícuo de lançamentos de literatura e futebol", diz. "As pessoas presentes a esses debates defendem o livro futebolístico e cobram por não ter mais. Sentem falta de romances que tenham como pano de fundo o futebol. Por que os livros são normalmente históricos?"

O escritor percebe, porém, que se trata de uma literatura especializada, que dificilmente atinge quem não é torcedor. Mas como esses são milhares, talvez seja capaz de despertar o interesse por livros em quem não está habituado a lê-los. Algo como o efeito Harry Potter.

* * * * * Carreiras

Saiba mais sobre os debatedores do Bate-bola: Futebol e Literatura

Sidney Garambone

Editor-chefe do Esporte Espetacular, da Globo, e debatedor do SporTv. Publicou Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro, elegendo os principais volantes da história do país. Mantém o blog http://globoesporte.globo.com/platb/garamblog/

Flávio Carneiro

Em 2008, encerrou sua coluna no jornal O Rascunho e reuniu o material no livro Passe de Letra. Por A Distância das Coisas, ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti, categoria juvenil. O romance A Confissão foi finalista no ano anterior. Sua obra mais recente é O Leitor Fingido.

* * * * * Serviço:

Bate-bola: Futebol e Literatura. Hoje, às 19h30. Com Flávio Carneiro e Sidney Garambone. Mediação de Bob Faria. Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná). R$ 8 e R$ 4 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]