• Carregando...

A quinta edição do projeto Ciclo de Música abre espaço para os ritmos africanos nesta terça-feira (19). O publicitário e professor Sérgio Menezes da Silva ministra a palestra intitulada "Todos os Estilos do Afropop" e mostra as diferenças entre os diversos gêneros musicais, tais como o African Jazz, Al-Jeel, Bikutsi, Chiamurenga, Highlife, Jive, Makossa, Palm-Wine Music, Shaabi e Taarab. O evento acontece às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, com entrada franca.

Considerado um termo genérico para designar a composição popular africana produzida depois da Segunda Guerra Mundial, o som inclui diversos estilos que vão desde o árabe da região norte até o ritmo negro criado nos países abaixo do deserto do Saara.

Apesar da ampla variedade, as composições têm algo em comum. "São urbanas, elétricas, incorporam tecnologia e influências ocidentais, têm forte apelo junto ao público jovem, usam os meios de comunicação de massa para a divulgação e têm a genealogia nas músicas regionais", explica o publicitário.

História

As principais tendências e matrizes da moderna música pop africana se firmaram a partir dos anos 50, 60 e 70, mas o termo Afropop só ficou conhecido em 1988 pelo rádio. Primeiro internamente, depois nos Estados Unidos e na Europa.

"O nome teve origem num programa elaborado pelo pesquisador camaronês Georges Collinet, depois foi levado aos Estados Unidos pelos produtores Sean Barlow e Banning Eyre. Juntos, produtores e colaboradores começaram a mostrar o ritmo até então desconhecido do público consumidor nesse lado do Atlântico", explica Silva.

O palestrante é publicitário, redator, professor do Centro Universitário Positivo e das Faculdades Integradas Curitiba nos cursos de Publicidade e Propaganda, também é colecionador e pesquisador de música pop, rock, jazz e world music. Produtor e apresentador dos programas "Estação Jamaica" e "Negra Estação" - programa de música negra onde, pela primeira vez se tocou a moderna música pop africana na capital paranaense em 1988 - na extinta Estação Primeira FM.

Confira o roteiro de shows

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]