• Carregando...
A chef Rita Lobo é a editora do selo Panelinha | Divulgação
A chef Rita Lobo é a editora do selo Panelinha| Foto: Divulgação

Lançamentos

Pão Nosso

Luiz Américo Camargo. Receitas de pães caseiros com fermento natural. Panelinha, 176 págs. R$ 89,90.

Quando Katie Cozinha

Katie Quinn Davis. Pratos, canapés e drinques fáceis de fazer. Panelinha, 304 págs. R$ 69,90.

Não é incomum encontrarmos nas livrarias uma variedade considerável de livros de receitas estrangeiros que propõem nas "fórmulas" iguarias inexistentes ou quase impronunciáveis ao paladar brasileiro. A preocupação com esse tipo de tradução, que não leva em conta os hábitos e os ingredientes disponíveis no país, era um dos pontos fundamentais para a chef, e agora publisher, Rita Lobo. Criadora há 14 anos de um dos maiores sites de gastronomia e receitas do país, o Panelinha, ela agora é a responsável pelas edições do mais novo selo da Companhia das Letras (também chamado Panelinha), que será especializado em publicações de culinária.

A parceria entre Rita e a editora começou no final de 2012, quando a Paralela (outro selo do grupo), lançou um livro seu, o Cozinha de Estar, que ganhou, há duas semanas, o Gourmand World Cookbook Awards de melhor livro de culinária do Brasil em 2013. "O processo de fazer o livro foi maravilhoso, então, unimos a expertise do Panelinha em produzir conteúdo com a estrutura da Companhia. Foi um casamento tão legal que vimos que poderíamos expandir o trabalho e publicar novos autores", contou Rita em entrevista por telefone à Gazeta do Povo.

Os dois primeiros livros do selo Panelinha foram lançados no mês passado: Quando Katie Cozinha, de Katie Quinn Davies, fenômeno mundial na internet com o blog What Katie Ate; e Pão Nosso, do crítico e fundador do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, Luiz Américo Camargo, que também mantém um blog, o Eu Só Queria Jantar.

No caso da tradução do livro de Katie, a equipe tomou o cuidado de substituir ingredientes, comuns em Sydney, na Austrália, onde a autora vive, por outros semelhantes – tudo isso, depois das receitas terem sido testadas pela equipe do Panelinha. Outro cuidado do selo nos dois primeiros livros, e que será estendido para as futuras publicações, é adaptar as quantidades de ingredientes para medidas caseiras.

O livro de Katie, que traz refeições práticas e ilustradas com fotografias caprichadas já foi publicado em 18 países e venceu o The James Beard Award 2013, que premia os melhores livros de culinária.

Em Pão Nosso, o leitor encontrará, além de uma dezena de receitas de pães (como integral, de nozes, azeitonas, e refeições inteiras em torno das "fornadas"), técnicas do levain (fermento natural), pois a sugestão do autor é que se faça pães sem o uso de nenhum químico. "O Luiz Américo propõe uma nova experiência, de experimentar um processo que leva mais tempo. E a nossa intenção com os livros é esta, buscar publicações que apresentem maneiras diferentes de cozinhar", destaca Rita.

Novidades

Para 2014, a intenção do selo é lançar pelo menos seis novos títulos, dois deles já confirmados: um sobre cozinha baiana, de Paloma Jorge Amado, e outro da própria Rita Lobo, Pitadas, com receitas fáceis e descomplicadas para o dia a dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]