Quem tem criança em casa e não tem tevê a cabo fica em maus lençóis quando chega o fim da tarde. Os canais abertos encerram a programação infantil, que vai sendo substituída por programas cada vez mais impróprios para menores. A luz no fim do turno vem do Canal Futura, a tevê educativa mantida por um grupo de empresas privadas e pela Fundação Roberto Marinho e transmitida na região de Curitiba pela TV Lumen, da PUCPR. No Futura, a programação oferecida para as crianças começa pela manhã e se estende até por volta das 20h30. Freqüentemente, o filme das 21 horas também tem apelo para esse público, como O Jardim Secreto, o filme inglês dirigido por Agnieszka Holland, que foi ao ar nesta semana.
Os desenhos animados exibidos pela Futura são educativos, mas não perdem o apelo para as crianças. Eles fogem da fórmula heróis- com-superpoderes. Madeleine conta as aventuras de um grupo de meninas de um orfanato, em Paris. Em O Patinho Feio, os animais de uma fazenda vivem como se fossem alunos do ensino fundamental. Para os pequeninhos, tem Corduroy, um ursinho de pano que é levado para cima e para baixo por sua dona, Lisa. Na imaginação da menina, Corduroy a ajuda a entender o mundo a sua volta e a livrar-se de confusões.
Teca na TV é um seriado produzido pela própria Futura que gira em torno de uma menina, Teca, sua família e amigos. Muito colorida e musical, a série esconde sempre alguma lição por trás de um enredo divertido e fácil de acompanhar. Agrada crianças bem pequenas e os que estão por volta dos 8 anos. É o ponto alto da programação infantil da Futura. Na temporada que está sendo exibida, os cenários foram renovados e os atores foram substituídos por outros, menores os "antigos" atores ficaram muito grandes depois de quatro anos no ar.
A vantagem do canal Futura é que com ele não há o risco de a criança que passa mais tempo em frente à tevê acabar vendo conteúdos inadequados para sua idade. A grade de programação alterna os desenhos animados com outras atrações totalmente voltados para o público infantil e os programas noturnos são basicamente séries de documentários ou especiais educativos produzidos por televisões estrangeiras, como o Channel Four, da Inglaterra. Ou seja, sintonizado nesse canal, o pequeno telespectador não vai se deparar com os assassinatos e estupros do horário nobre.
* * * * * *
Serviço
A programação do canal Futura é exibida na região de Curitiba pela TV Lumen, da PUCPR. Na internet: www.futura.org.br.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro