• Carregando...

A mais de um mês da estréia nos Estados Unidos, o longa brasileiro "Casa de areia", de Andrucha Waddington, já é considerado por parte relevante da crítica americana favorito para pelo menos um Oscar: de melhor atriz para Fernanda Montenegro ou Fernanda Torres. Três jornais dos EUA destacaram esta semana a performance de mãe e filha na telona.

Em seu blog no "US Weekly", a crítica Thelma Adams diz: "Veja o filme se você quiser saber quem serão as atrizes indicadas ao Oscar".

"Casa de areia", "House of sand" em inglês, tem lançamento limitado no circuito americano, no dia 28 de julho. "Definitivamente não é um filme para multiplex, mas vai gerar interesse do público sofisticado", afirma Anne Thompson, no "The Hollywood Reporter".

A crítica, que conferiu o filme ainda no Festival de Sundance, em janeiro, destaca o trabalho das atrizes: "Fernanda Montenegro - indicada ao Oscar por 'Central do Brasil' - e Fernanda Torres têm perfomances viscerais como mãe e filha encalhadas numa terra no meio do nada", descreve ela.

Já para o "Los Angeles Times", Fernanda Montenegro mais uma vez prova por que é a "darling" das premiações de cinema mesmo falando português. "Ela conquistou o coração de todos com sua performace em 'Central do Brasil', em 1998, ganhando os prêmios de melhor atriz pela Associação de Críticos de Los Angeles e pela National Board of Review e sendo indicada ao Globo de Ouro", afirma o jornal.

A publicação ainda destaca: "E foi, sem dúvida, a melhor atriz daquele ano mesmo que ninguém queira tirar o Oscar da ingênua Gwyneth Paltrow ('Shakespeare apaixonado')".

"Los Angeles Times" coloca a responsabilidade da possível indicação das Fernandas ao Oscar nas mãos da Sony Classics: "Se Montenegro ou Torres terão o reconhecimento da glória só depende de como o estúdio (que distribiu o filme nos EUA) promoverá 'Casa de areia' diante dos membros das premiações".

O jornal lembra, ainda, que a Sony Classics jogou duro com "Capote" ano passado tirando todos os rivais do caminho de Philip Seymour Hoffman, vencedor do Oscar de melhor ator. O estúdio também apostou suas fichas na indicação de Annette Bening (de "Being Julia"), que abocanhou o Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar. "O estúdio parece especializado em atrizes maduras", escreve o "Los Angeles Times".

Tanto que este ano a Sony pode fazer uma grande campanha de marketing em torno de Julie Walters, de "Driving Lessons", ressalta o jornal.

"The Hollywood Reporter" completa: "Montenegro e Torres são mãe e filha na vida real e isto dá uma dose extra de realidade a 'Casa de areia'".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]