• Carregando...

Não se fala muito, mas o samba brasileiro atravessa uma ótima fase. Vai muito bem, obrigado. E não é apenas de Zeca Pagodinho que vive esse nicho do mercado fonográfico, tão combalido com a pirataria disseminada no território nacional. Vários bons lançamentos fazem a festa de quem é aficionado do gênero musical. Entre os títulos que chegaram às lojas no mês do carnaval, valem destaque a coletânea Estação Lapa Volume 2 e Sem Compromisso, CD da dupla Moacyr Luz e Armando Marçal.

O segundo volume da série Estação Lapa reúne estrelas do samba e intérpretes projetados no mais boêmio bairro carioca. Pedro Miranda, integrante do Grupo Semente, interpreta "Coisa com Coisa"; a dupla Alfredo Del-Penho e o badalado Pedro Paulo Malta, um dos nomes quentes do momento, canta "Moenda Velha" enquanto Teresa Cristina divide os vocais com o grupo Casuarina em "Swing de Campo Grande". O instrumental fica por conta do grupo Abraçando Jacaré ("Gostosinho"). O disco ainda conta com Monarco ("Peixe com Coco"), Cristina Buarque ("Portela na Avenida"), entre outros. Um disco delicioso para embalar uma boa feijoada de sábado, enfim.

Parceria

Outra excelente pedida é Sem Compromisso. Fruto de uma estreita amizade forjada nas rodas de samba do clube Renascença, a dupla formada por Moacyr Luz e (Armando) Marçalzinho vem se apresentando em shows em Ipanema e agora fizeram um disco. A boa notícia é que o CD é ótimo, ao mesmo tempo simples e sofisticado. Principalmente em decorrência do formato escolhido: apenas voz, violão e percussão.

Sem Compromisso tem, a grosso modo, duas metades. Uma, com músicas de Luz – algumas delas recentíssimas como "Que Batuque É Esse?", com Sereno do Fundo de Quintal; e "Zuela de Oxum", com Martinho da Vila. A outra, em homenagem à família Marçal, linhagem nobre do samba. Do velho Armando Vieira Marçal, ás do samba do Estácio nos anos 20 e 30, foram incluídos os clássicos compostos em parceria com Bide, "Agora É Cinza" e "A Primeira Vez". Vale também destacar "Não Diga a Ela a Minha Residência", que atesta, assim como as faixas já citadas, a singularidade da voz e das harmonias de Moacyr Luz . Do repertório de Mestre Marçal, pai de Marçalzinho, a dupla resgatou "Leviana", de Zé Kéti, e a faixa-título, um samba sincopado de Geraldo Pereira.

Como diz a canção popular, "quem não gosta de samba, bom sujeito não é/ É ruim da cabeça, ou doente do pé". Ouvindo Estação Lapa Volume 2 e Sem Compromisso, confirma-se a sabedoria embutida nos versos do clássico de Dorival Caymmi.

Estação Lapa Volume 2 – GGG1/2 Sem Compromisso – GGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]