Não se fala muito, mas o samba brasileiro atravessa uma ótima fase. Vai muito bem, obrigado. E não é apenas de Zeca Pagodinho que vive esse nicho do mercado fonográfico, tão combalido com a pirataria disseminada no território nacional. Vários bons lançamentos fazem a festa de quem é aficionado do gênero musical. Entre os títulos que chegaram às lojas no mês do carnaval, valem destaque a coletânea Estação Lapa Volume 2 e Sem Compromisso, CD da dupla Moacyr Luz e Armando Marçal.

CARREGANDO :)

O segundo volume da série Estação Lapa reúne estrelas do samba e intérpretes projetados no mais boêmio bairro carioca. Pedro Miranda, integrante do Grupo Semente, interpreta "Coisa com Coisa"; a dupla Alfredo Del-Penho e o badalado Pedro Paulo Malta, um dos nomes quentes do momento, canta "Moenda Velha" enquanto Teresa Cristina divide os vocais com o grupo Casuarina em "Swing de Campo Grande". O instrumental fica por conta do grupo Abraçando Jacaré ("Gostosinho"). O disco ainda conta com Monarco ("Peixe com Coco"), Cristina Buarque ("Portela na Avenida"), entre outros. Um disco delicioso para embalar uma boa feijoada de sábado, enfim.

Parceria

Publicidade

Outra excelente pedida é Sem Compromisso. Fruto de uma estreita amizade forjada nas rodas de samba do clube Renascença, a dupla formada por Moacyr Luz e (Armando) Marçalzinho vem se apresentando em shows em Ipanema e agora fizeram um disco. A boa notícia é que o CD é ótimo, ao mesmo tempo simples e sofisticado. Principalmente em decorrência do formato escolhido: apenas voz, violão e percussão.

Sem Compromisso tem, a grosso modo, duas metades. Uma, com músicas de Luz – algumas delas recentíssimas como "Que Batuque É Esse?", com Sereno do Fundo de Quintal; e "Zuela de Oxum", com Martinho da Vila. A outra, em homenagem à família Marçal, linhagem nobre do samba. Do velho Armando Vieira Marçal, ás do samba do Estácio nos anos 20 e 30, foram incluídos os clássicos compostos em parceria com Bide, "Agora É Cinza" e "A Primeira Vez". Vale também destacar "Não Diga a Ela a Minha Residência", que atesta, assim como as faixas já citadas, a singularidade da voz e das harmonias de Moacyr Luz . Do repertório de Mestre Marçal, pai de Marçalzinho, a dupla resgatou "Leviana", de Zé Kéti, e a faixa-título, um samba sincopado de Geraldo Pereira.

Como diz a canção popular, "quem não gosta de samba, bom sujeito não é/ É ruim da cabeça, ou doente do pé". Ouvindo Estação Lapa Volume 2 e Sem Compromisso, confirma-se a sabedoria embutida nos versos do clássico de Dorival Caymmi.

Estação Lapa Volume 2 – GGG1/2 Sem Compromisso – GGGG