• Carregando...

Começa hoje, na cidade de Paranaguá, o 2.º Festival de Arte e Cultura do Litoral Paranaense. Promovido pela Escola e Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), o evento pretende criar um espaço que possibilite o mapeamento do caldeirão de identidades culturais que formam o estado do Paraná, além de estimular o turismo na região.

O projeto não se restringe a esse evento, fazendo parte de uma pesquisa muito maior, que irá abranger regiões de todo o estado e contará com o apoio de várias intituições. "Ao longo do ano, iremos construir diversas mesas-redondas interdisciplinares, nas quais os participantes irão expor suas idéias de cultura e realidade paranaenses, dentro da área do conhecimento que domina", explica Daniel Binotto, coordenador de extensão da Embap. "No Festival do Litoral do próximo ano, criaremos um debate transdisciplinar, ou seja, iremos buscar uma linguagem comum, um panorama atualizado do que seja o Paraná", continua.

A programação concentra-se principalmente na cultura litorânea – da qual alguns expoentes são o fandango e a cestaria em cipó – com diversas oficinas, mostras de documentários, varais de poesia, concertos e exposições de artesanatos. As atividades serão realizadas em locais históricos, como o Teatro da Ordem e o Saguão da Estação Ferroviária. "Afinal, não tem porque fazer um evento desse num saguão de hotel, quando há tantos lugares em Paranaguá que não tem preço", conclui Binotto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]