• Carregando...

"El Negro del Blanco" é o nome do CD dos músicos Paulo Moura e Yamandú Costa e também do show que os dois instrumentistas apresentam no próximo fim de semana, no Teatro da Caixa, em Curitiba. O trabalho inclui temas de compositores da Argentina, Cuba, Venezuela, Chile e Brasil, colocando o choro, o samba e o frevo parceiros do tango, da milonga e da habanera, entre outros ritmos.

Mapeando a Latinoamerica musical, o violão de Yamandú e a clarineta de Paulo Moura partem da fronteira do Brasil com os pampas, dos argentinos Astor Piazzolla ("Decaríssimo"), Atahualpa Yupanqui ("Duerme Negrito"), Mariano Mores ("Taquito Militar"); sobem a Cordilheira e chegam ao Chile, de Violeta Parra (o clássico "Gracias a la Vida", gravado por Elis Regina na década de 70); abrangem a "Valsa Venezuelana", de Antonio Lauro, cruzam a linha do Equador por México e Caribe ("La Paloma", do espanhol Sebastian Yradier, composta no século XIX e considerada a primeira habanera) e chegam a Cuba por "El Camino de la Vereda", famosa na gravação do Buena Vista Social Club. O lado brasileiro inclui autores de sopro e cordas, de Severino Araújo ("Chorinho da Aldeia") e Raul de Barros ("Na Glória"), a Jacob do Bandolim ("Simplicidade") e João Pernambuco ("Sons de Carrilhões"), além de um pout-pourri com temas de Baden Powell.

Segundo Paulo Moura, o disco, e o show decorrente dele, realizam um projeto há tempos acalentado: "Sempre tive vontade de dedicar um trabalho à música latina, inserindo elementos da música brasileira. Conhecer Yamandú foi fundamental, pois ele conhece muitos temas, além de ser um desafio dialogar com seu virtuosismo. Fizemos tudo só com violão e clarineta", comenta Paulo.

A visão que o trabalho dos dois propõe é reunir a influência negra na música do continente latino-americano à vertente ibérica do colonizador. Daí o título do show e do disco: "El negro Del blanco e el blanco Del negro".

Confira o roteiro de shows

Serviço: "El Negro del Blanco" com Yamandú Costa e Paulo Moura. Sexta-feira (30) e sábado (1º de julho) às 21 horas, domingo (2) às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 3321-1999. R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]