• Carregando...
O maestro Letieres Leite | Fernando Eduardo/Crewactive/Divulgação
O maestro Letieres Leite| Foto: Fernando Eduardo/Crewactive/Divulgação

Programe-se

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

Boca Maldita (Av. Luiz Xavier, s/n°). Hoje, às 13 horas. Entrada franca.

O premiado grupo baiano Orkestra Rumpilezz, uma big band de percussão e sopros que funde harmonias do ­jazz com ritmos afro-brasileiros, se apresenta hoje, às 13 horas, na Boca Maldita. Liderada pelo maestro Le­tieres Leite, saxofonista e flautista da orquestra, a Rumpilezz sobe ao palco com 14 músicos de sopro e 5 percussionistas – uma parede sonora capaz de criar climas poderosos nas salas de teatro em que se apresenta.

Foi nessas condições que os curitibanos tiveram a chance de vê-la duas vezes: em 2011, no Teatro HSBC, e em 2012, no Guairão. Na rua, será outro show, garante Leite.

"Parece que você já começa o show pela metade", brinca o maestro, em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo. "No teatro, a dinâmica está na mão da gente. Eu consigo reger a intensidade do show por meio do repertório, das dinâmicas. Ao ar livre não, você fica sob a energia da plateia. É como se começasse na metade de um show em teatro: começamos com a adrenalina mais alta, as músicas saem com uma energia mais intensa", conta.

Novidades

O repertório traz as músicas do festejado primeiro dis­co do grupo, homônimo, lançado em 2009, e futuras faixas do próximo álbum da Rumpilezz, cujas músicas já estão sendo trabalhadas. "Ainda leva um tempo, porque não é só aprender as músicas. É fazer com que fiquem mais ma­leáveis, mais espontâneas", conta Leite, que adianta que o futuro trabalho abordará novos ritmos, como os toques da nação Jeje, do candomblé – a principal matriz rítmica do grupo (daí o nome Rumpilezz: "rum", "rumpi" e "le" são os atabaques do candomblé. O "zz" vem do jazz).

A apresentação, patrocinada pela Petrobras, é a primeira de novo projeto da Fundação Cultural de Curitiba, batizado de Cultura na Rua, que pretende levar atrações artísticas para espaços públicos da cidade. Ainda não há periodicidade definida nem próxima atração confirmada. Além da Orkestra Rumpilezz, a edição de hoje terá uma apresentação local nas proximidades: a Banda Cul­tura Racional, que se apresenta na Travessa Oliveira Belo, às 15 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]