• Carregando...
Além de documentação, Juju recorre ao Facebook na pesquisa | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Além de documentação, Juju recorre ao Facebook na pesquisa| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Há cerca de meio ano o Vocal Brasileirão, do Conservatório de MPB de Curitiba, tem uma comunidade na internet diferente da maioria dos grupos criados na rede. Ao invés de informes de agenda e interações comuns no dia a dia de comunidades on-line, os mais de 200 membros reunidos ali se dedicam à divertida missão de relembrar a história do grupo vocal, criado em 1994.

A comunidade foi criada no Facebook pela jovem jornalista e cantora curitibana Juliana Fontoura para gerar material de apoio para o livro que está escrevendo sobre a história do Vocal Brasileirão. A previsão é de que o projeto, que abrange desde a criação do conservatório até os atuais shows do grupo em parceria com grandes nomes da MPB, fique pronto até o fim deste ano. Para a pesquisa, além da consulta a jornais, documentos e entrevistas com antigos integrantes do grupo artístico, a jornalista conta com os "causos" contados pelos membros da comunidade on-line que escapariam aos registros mais convencionais.

"Eu queria escrever o livro em uma linguagem mais suave e resgatar essas histórias", diz a pesquisadora. "Eles comentam, se lembram de histórias de que, na hora da entrevista, não se lembrariam. É como se estivesse reunindo as pessoas numa sala para conversar", conta.

A cada fotografia publicada por alguns dos cerca de 50 ex-membros do Brasileirão, todas com curiosos indícios de que foram tiradas nos anos 1990, surgem comentários saudosos e mensagens afetuosas. Não é para menos. O grupo foi decisivo para impulsionar a carreira de cantores da cidade, além de influenciar outros grupos. "O Brasileirão sempre foi um grupo que pesquisa música brasileira. E isso foi um processo criativo que transformou a vida musical de muita gente", diz o cantor e regente auxiliar, Reginaldo Nascimento, que acompanhou toda a trajetória do grupo e chegou a dirigi-lo entre as fases do admirado maestro Marcos Leite (1953-2002), idealizador do coro, e de Vicente Ribeiro, a partir de 2006.

Reencontros

Da comunidade virtual surgiram até casos de reencontro. Dois dos antigos integrantes do Vocal Brasileirão foram encontrados depois que Juju publicou um cartaz eletrônico com dizeres de "Procura-se". Uma delas foi localizada na Suíça. E a cantora e professora Ana Cascardo reativou o contato com a também cantora Ziza Fernandes, colega de faculdade e de Brasileirão com quem deixou de se cruzar a partir de 1998. "É importante reviver isso, porque a gente fez muita coisa importante naquela época. Mas, às vezes, como a vida continua e você vai fazendo milhões de coisas, não se dá conta", diz Ana.

Enquanto isso, Juju Fon­toura segue com a correria para concluir o trabalho dentro do prazo previsto – sempre atualizando a comunidade on-line com cada movimento do andamento da pesquisa. Os antigos "brasileirões" curtem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]