A Petrobras divulgou na manhã desta quarta-feira (11) o resultado da seleção pública do Programa Petrobras Cultural nas áreas de "Produção e Difusão" (Cinema, Música, Artes cênicas e Literatura), "Formação" (Educação para as artes: ações, Educação para as artes: materiais e documentação e Produção de apresentações culturais inclusivas) e "Preservação e Memória" (Memória das Artes, Patrimônio Imaterial e Apoio a museus, arquivos e bibliotecas).
A quarta edição do programa, com verba de R$ 80 milhões, destinou R$ 20 milhões a projetos convidados diretamente pelo Conselho Petrobras Cultural (anunciados em dezembro, a edição foi lançada) e R$ 60 milhões (75%) à seleção pública. Ainda há uma seleção a ser lançada: Difusão de filmes de longa-metragem (R$ 4 milhões), cujas inscrições serão abertas ainda este mês.
Com recorde de inscrições, esta edição recebeu 7.392 projetos culturais de todo o país. Deste total, 5.244 (71%) foram considerados aptos a participar da seleção. Na edição anterior (2005/2006), o número de inscritos foi de 4.674, sendo 3.016 (64%) considerados aptos a concorrer ao patrocínio. Dos projetos inscritos em 2007, 52% foram provenientes do Rio de Janeiro e de São Paulo e 48% dos demais estados.
Os projetos inscritos nas Seleções Públicas do Programa Petrobras Cultural são analisados por comissões integradas por especialistas em cada área, convidados diretamente pelo Conselho Petrobras Cultural. A cada ano, são compostas novas comissões de seleção. Os principais critérios considerados pelas comissões são a relevância e o mérito qualitativo do projeto e sua viabilidade físico-financeira.