• Carregando...

Fãs de música para piano, tremei! Dois grandes nomes deverão vir a Curitiba nos próximos meses para se apresentar no Guairão. Nelson Freire já está confirmado para 6 de outubro. Ele tocará ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná. E, dentro de alguns dias, pode ser fechada a vinda do britânico Michael Nyman. Ele estará no Brasil e poderá fazer um concerto de piano-solo. Faltam apenas alguns ajustes para que a apresentação seja anunciada oficialmente.

Nelson Freire, provavelmente o mais importante pianista brasileiro vivo, vem com um repertório tradicional. Tocará o Concerto N.º 9 de Mozart (1756 – 1791) e o N.º2, de Brahms. Esta será apenas a segunda apresentação de Freire na cidade e a primeira com a orquestra – ele já tocou com a sinfônica paranaense no interior do estado.

Freire começou a carreira como menino prodígio – teve aulas de piano desde os três anos de idade. Mais tarde, firmou-se como instrumentista e começou carreira internacional. Já tocou ao lado de grandes nomes da música, como a pianista argentina Martha Argerich (sua grande amiga) e os maestros Pierre Boulez e Seiji Osawa.

Em 2003, sua vida deu origem a um documentário, dirigido por João Moreira Salles (o mesmo de Entreatos, sobre o presidente Lula). "Além de ser um grande artista, Nelson Freire vem num momento de grande produtividade artística, gravando vários CDs", diz o produtor Álvaro Collaço, responsável pelo concerto do pianista em Curitiba.

Collaço diz que o fato de o concerto ter patrocínio da Lei Rouanet – quem paga as contas é o BankBoston – também vai permitir que os ingressos saiam a um preço razoável, considerando o peso do nome de Freire. O mais caro será vendido a R$ 50. No segundo balcão, com carteirinha de estudante, vai sair por R$ 10.

Nyman

Michael Nyman é um dos mais importantes compositores de trilha sonora para cinema. Ficou famoso por sua parceria com o diretor britânico Peter Greenaway. Eles fizeram juntos os filmes Afogando em Números e A Última Tempestade, entre outros. Seu trabalho mais conhecido é a música para o filme O Piano, da neozelandesa Jane Campion.

A vinda dele para o Brasil já está acertada. Nyman tocará em Porto Alegre junto com seu grupo de instrumentistas, no dia 25 de setembro. Esta é sua primeira apresentação no país. Agora, Álvaro Collaço está tentando trazê-lo para Curitiba. Seria para um recital-solo, em única apresentação. O produtor garante que está quase tudo acertado, faltando apenas detalhes de patrocínio. A idéia seria organizar, simultaneamente, uma mostra de filmes com trilhas de Nyman. E também um bate-papo com o compositor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]