• Carregando...
Plant: surpreso com o número de prêmios | Reuters
Plant: surpreso com o número de prêmios| Foto: Reuters

Vencedores

Confira a lista de ganhadores das principais categorias da 51ª edição do Grammy.

Disco do Ano

Raising Sand (Robert Plant & Alison Krauss)

Gravação do Ano

"Please Read The Letter" (Robert Plant & Alison Krauss)

Canção do Ano

"Viva La Vida" (Coldplay)

Artista Revelação

Adele

Melhor Disco Pop

Rockferry (Duffy)

Melhor Disco de Rock

Viva La Vida Or Death and All His Friends (Coldplay)

Melhor Disco de Música Alternativa

In Rainbows (Radiohead)

Los Angeles - O duo formado por Robert Plant e Alison Krauss foi o grande vencedor do Grammy, com cinco gramofones, enquanto o grupo britânico Coldplay venceu em três categorias na 51ª edição da premiação da música norte-americana, realizada na noite de domingo (8), em Los Angeles.

A dupla formada pelo britânico, ex-vocalista da célebre banda de hard rock Led Zeppelin, e a cantora norte-americana de country venceu inclusive na principal categoria, a de álbum do ano, por Raising Sand, já aclamado pela crítica.

Plant e Krauss também faturaram estatuetas nas categorias gravação do ano, melhor interpretação pop em colaboração, melhor interpretação country em colaboração e melhor álbum contemporâneo de folk.

O Coldplay recebeu três gramofones, incluindo o de canção do ano por "Viva La Vida". Também venceram nas categorias melhor álbum de rock e melhor interpretação pop vocal de um duo ou grupo. Lil Wayne, indicado a oito categorias, também levou três estatuetas para casa: melhor canção de rap, melhor interpretação-solo de rap e melhor interpretação de um duo ou grupo de rap.

A britânica Adele, de 20 anos, levou o Grammy de artista revelação, superando a compatriota Duffy e os ídolos teens Jonas Brothers. Já o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que concoria na categoria de melhor álbum de world music contemporânea por Banda Larga Cordel, perdeu para Global Drum Project, de Mickey Hart, Zakir Hussain, Sikiru Adepoju e Giovanni Hidalgo.

Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, transmitida no Brasil pelo canal pago Sony Entertainment Television, a cantora Jennifer Hudson foi muito aplaudida ao receber o prêmio de melhor álbum de R&B, pouco mais de três meses depois do assassinato de sua mãe, irmão e sobrinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]