i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Visuais

Poesia de forma gráfica

Primeira mostra individual da designer Kristiane Foltran reúne imagens que transformam o olhar dos espectadores

  • PorJuliana Girardi
  • 31/01/2012 21:04
Detalhes de paisagens sobrepostos diretamente na câmera digital remetem a pinturas e gravuras | Reprodução
Detalhes de paisagens sobrepostos diretamente na câmera digital remetem a pinturas e gravuras| Foto: Reprodução

Serviço

Confira as informações desta e de outras exposições no Guia Gazeta do Povo

Ao adentrar o Espaço de Arte (R. Alberto Folloni, 1.534) os visitantes ficam em dúvida se as obras atualmente expostas nas paredes são pinturas, gravuras ou fotomontagens. A origem da confusão está no fato de que as imagens de paisagens naturais lá exibidas aparecem totalmente desconstruídas nos 16 trabalhos que compõem IN_VERSOS, primeira exposição individual da designer gráfica e fotógrafa Kristiane Foltran, inaugurada na útima sexta-feira, dia 27 (Veja o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo).

Kristiane explica que, na verdade, o movimentado mundo imagético que domina suas obras é criado única e exclusivamente a partir da fotografia digital. "São imagens sobrepostas diretamente na câmera, sem manipulação", ressalta. Para arrematar, as fotografias de dupla exposição digital são impressas em fine art – processo de impressão feito a partir da dispersão de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão, que podem durar mais de 200 anos sem qualquer perda de qualidade, alteração de cor ou desbotamento das tintas.

Dotadas de um forte grafismo – Kristiane é designer gráfica por formação – as obras de IN_VERSOS, segundo a artista, não buscam apenas retratar detalhes de belas paisagens. A ideia que move esse conjunto de trabalhos é transportar o espectador a um outro mundo, visual e poético. "Tem a ver com a sublimação do belo através do sonho e envolve as mais diversas emoções humanas", explica.

Liberdade

O conceito é resultado da constante busca de Kristiane pela liberdade fotográfica, desenvolvida em estudos com Nilo Biazzetto Netto, na Escola Portfolio. Além disso, a artista participou de diversos workshops com fotógrafos de destaque nos cenários nacional e internacional, entre eles, André Cypriano, Orlando Azevedo, Zig Koch, Walter Firmo e Avani Stein.

Dispostas em três formatos e numeradas, seguindo os padrões de galerias internacionais, as obras de IN_VERSOS estarão reunidas, em formato 15 x 15 centímetros, numa caixa de tiragem limitada que estará à venda.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.