• Carregando...
Caliman lança a revista Rua | Divulgação
Caliman lança a revista Rua| Foto: Divulgação
  • Azevedo: romance inovador
  • Franz e o mundo das HQs

A efervescência dos criadores de HQs é tanta que, muitas vezes, a solução é realizar em um mesmo dia mais de um lançamento. Isso vai acontecer hoje, a partir das 19 horas, na Itiban Comic Shop, em Curitiba. Bruno Azevedo, Pedro Franz e André Caliman, cada um de um estado do país, estarão, lado a lado, falando a respeito de como a HQ pode ser utilizada em diálogo com outras áreas criativas – eles também lançam os seus trabalhos mais recentes.

Bruno Azevedo, de 31 anos, é um prosador que se apropria das possibilidades das HQs. Ele está divulgando O Monstro Souza, ro­­mance sobre um cachorro-quente que é garoto de programa e, nas horas vagas, assassino em série. Azevedo conta que uma de suas referências é o paulistano radicado em Curitiba Valêncio Xavier (1933-2008), pioneiro em fundir texto e imagem. "O meu romance é construído a partir de texto somado a recortes de jornal e anúncios publicitários", diz Azevedo, que mora em São Luís (MA), é tradutor, guia de turismo e mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O catarinense Pedro Franz, 27, aproveita a oportunidade, na capital paranaense, para divulgar o segundo volume da HQ Promessas, intitulada "Underground", com 110 páginas. "Creio que esse encontro vai possibilitar uma discussão interessante a respeito das possibilidades dos quadrinhos contemporâneos. Cada um dos participantes vai poder evidenciar o seu entendimento da criação", comenta Franz.

O terceiro convidado para o encontro é André Caliman, 24, que nasceu em São Paulo e está radicado há uma década em Curitiba. Quadrinista, ele acaba de ver impressa a revista Rua!, que veicula em 20 páginas algumas de suas HQs experimentais. Caliman trabalha para uma editora norte-americana, que dele encomenda desenhos para o projeto E.L.F., uma série de fantasia. "Acredito que neste encontro vamos falar sobre as semelhanças e as diferenças de nossos trabalhos. Será bacana, muito enriquecedor, tanto para nós, os convidados, como para quem estiver na plateia", comenta Caliman.

Mitie Utrabo, proprietária da Itiban, afirma que os três convidados são artistas independentes que começam a chamar a atenção no circuito brasileiro de HQs. "Foi uma sincronia que fez com que eu reunisse esses três talentos em um único dia", diz Mitie, completando que o bate-papo será mediado pelo escritor Lielson Zeni.

Serviço:

Bate-papo sobre HQ seguido de lançamento triplo. Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845), (41) 3232-5367. Dia 8, às 19 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]