O prêmio retorna após quatro anos da última edição, quando o Curitiba Zero Grau foi premiado| Foto:

Estão abertas a partir desta quinta-feira (16) as inscrições para o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo. Ao todo, será distribuído R$ 1,540 milhão para a produção de quatro filmes, sendo um longa-metragem e três telefilmes, com o objetivo é fomentar a indústria audiovisual do Paraná. As inscrições seguem até 5 de outubro. O prêmio retorna após quatro anos da última edição, quando foi premiado, na categoria longa-metragem, o projeto do cineasta Eloi Pires Ferreira, Curitiba Zero Grau, que estreia amanhã e entra em cartaz em várias salas de cinema da capital.

CARREGANDO :)

No mesmo ano, os três telefilmes classificados foram Deserto D'Água, documentário de Heloisa Passos, Geada Negra, documentário do editor da Gazeta do Povo, Adriano Justino, e Gol a Gol, ficção de Adriano Esturilho e Fábio Allon. Podem concorrer ao prêmio empresas de produção audiovisual independentes que estejam sediadas no Paraná há no mínimo dois anos e possuam registro na Agência Nacional de Cinema (Ancine). O diretor da obra e pelo menos três componentes da equipe básica devem morar no Paraná, bem como, no mínimo, 70% do elenco do filme. Os projetos inscritos podem contemplar as modalidades de ficção, documentário ou animação, de temática livre, e devem ser inéditos. A inscrição será feita mediante envio do projeto técnico e da documentação para habilitação da empresa proponente. Isso inclui roteiro com divisão de cenas e diálogos, argumento ou storyboard. O plano de produção também deve ser detalhado, com orçamento e cronograma de realização, obedecendo ao prazo máximo de 18 meses para a finalização da obra. O prêmio

Instituído pela Lei n.º 14.279, o prêmio teve três edições. Na primeira, em 2004, foram selecionados Corpos Celestes, longa-metragem de Fernando Severo e Marcos Jorge, e os curtas Caminho da Escola, de Heloisa Passos, Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paran", de Guto Pasko, e O Coro, de Werner Schumann. Na segunda edição, os escolhidos Mistéryos, longa dirigido por Beto Carminatti e Pedro Merege Filho, e os telefilmes Belarmino e Gabriela, de Geraldo Pioli, Guerra Dentro da Gente, de Paulo Munhoz, e Amadores do Futebol, de Eduardo Baggio. Todos os detalhes estão no edital publicado no site da SEEC www.cultura.pr.gov.br. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3321-4783 e no email cac@seec.pr.gov.br.

Publicidade
Veja também
  • "Um Divã Para Dois" traz Meryl Streep e Tommy Lee Jones
  • Stallone e Schwarznegger riem de si mesmos em "Os mercenários 2"
  • Barbra Streisand volta ao cinema com "The Guilt Trip"
  • MHS busca novos talentos. Veja vídeo de um curitibano concorrente e inspire-se!