• Carregando...
"Notícias da Rainha", da diretora Ana Johann, conta a história de Lucia Cecília Kubis, eleita Rainha do Rádio em Curitiba em 1948, e sua filha, que tentava em vão escrever sua biografia | Rosano Mauro Jr./Divulgação
"Notícias da Rainha", da diretora Ana Johann, conta a história de Lucia Cecília Kubis, eleita Rainha do Rádio em Curitiba em 1948, e sua filha, que tentava em vão escrever sua biografia| Foto: Rosano Mauro Jr./Divulgação

As produções paranaenses "Notícias da Rainha" e "Equação do Amor" foram destaque no 8º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que terminou no último domingo (12), na cidade de Floriano, no Piauí. Ao todo, as duas produções foram contempladas com seis prêmios.

"Notícias da Rainha", da diretora Ana Johann, foi eleito melhor roteiro e melhor filme na categoria curta-metragem documentário.

O filme fala sobre uma filha que tenta contar a história da mãe, Lucia Cecília Kubis, que foi eleita em 1948, Rainha da Rádio na capital paranaense, em votação promovida pela Gazeta do Povo na época.

Sua filha, Liliana Pizzolato, tentava em vão escrever sobre a vida da mãe, desinteressada no projeto. Quando Ana Johann soube da história, viu a oportunidade de um novo filme, que estreou no início de novembro.

Por sua vez, o curta de ficção "A equação do amor", escrito e dirigido por Fábio Allon em co-produção com a RPCTV, levou os troféus de melhor direção de arte, assinada por Alex Rocca, melhor figurino, por Karla Fragoso, e melhor roteiro, além de ser eleito melhor filme de sua categoria pelo júri popular.

O filme, que fala sobre o amor de infância, também foi destaque no Festival Internacional del Audiovisual para La Niñez y la Adolescencia, na Bolívia, onde recebeu o prêmio do júri das crianças, e de melhor ficção, escolhido pelo júri oficial.

Na história, o protagonista Ian tem dificuldades em fazer uma prova de recuperação na escola, pois não consegue parar de pensar em Nina, que mal sabe da existência do menino. Mas a prova é decisiva para o futuro dele.

Documentário resgata história de cantora do rádio curitibana

O curta-metragem Notícias da Rainha, da cineasta paranaense Ana Johann, tira do esquecimento a cantora Lucia Cecília Kubis, eleita três vezes rainha do rádio entre as décadas de 40 e 50.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]