i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
rpg

Projeto Jogarta usa jogos de tabuleiro para te ajudar a passar no ENEM

Evento especial de natal acontece no próximo sábado (17), na Gibiteca de Curitiba

  • PorRico Boschi, especial para a Gazeta do Povo
  • 16/12/2016 09:49
Mediadores orientam os jogos de tabuleiro durante o evento | Divulgação
Mediadores orientam os jogos de tabuleiro durante o evento| Foto: Divulgação

Serviço

Jogarta - Especial de Natal

Onde: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro)

Data: 17/12/2016

Ingressos: Entrada gratuita

E se no meio de uma missão cheia de elementos mágicos e seres mitológicos do mundo dos RPGs, além de derrotar magos e vilões o jogador ainda aprendesse os conteúdos necessários para aumentar seus atributos também na escola e até passar no ENEM? Pois essa é a proposta do Projeto Jogarta, idealizado pelo professor Mateus Henriques Buffone, que chega a sua quarta edição com um evento especial de natal no próximo sábado (17), na Gibiteca de Curitiba.

Com entrada gratuita e mesas divididas de acordo com a faixa etária dos participantes, o evento dá preferência à sistemas de jogo desenvolvidos no Brasil (ou publicado por editoras locais). É o caso de “Jaguaretê: O Encontro”, cujos elementos fazem referência à cultura indígena “Temininós” e “Tubinambás”. O jogador toma contato com fatos históricos presentes na narrativa - neste caso uma coautoria entre Buffone, alunos, professores e técnicos do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR - e reforçam conteúdos da disciplina.

Orientados por mediadores - cuja função é apresentar os jogos analógicos - os jogadores ocupam as mesas e interagem, podendo entrar e sair a qualquer momento. Ao todo são 10 mesas (com cerca de 100 vagas) dedicadas a oito jogos de tabuleiro e um cardgame.

Além da diversão, o evento tem forte apelo social, na medida em que é aconselhada a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição que acolhe crianças à espera de adoção. Essa instituição é uma das convidadas do evento e as crianças atendidas vão compor as mesas.

O projeto também prevê a contratação do formato para ser realizado em escolas públicas e particulares, sempre mantendo a relação com os conteúdos propostos pelos educadores da instituição. Então, que os jogos comecem!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.