• Carregando...
O menino Maxime Godart, em primeiro plano, é Nicolau, protagonista do filme que já levou 5 milhões de franceses às salas de cinema | Divulgação
O menino Maxime Godart, em primeiro plano, é Nicolau, protagonista do filme que já levou 5 milhões de franceses às salas de cinema| Foto: Divulgação

O Pequeno Nicolau, baseado na série de livros infantis da dupla Goscinny e Sempé, uma boa opção também para o público adulto (confira os horários das sessões). Trata-se de um clássico instântaneo. O longa francês fez mais de 5 mi­­lhões de espectadores apenas na França.

A crítica tem sido unânime em apontar as qualidades, do roteiro bem amarrado à impecável direção de arte, que reproduz com fidelidade a França idealizada dos anos 50 e 60.

Nicolau, interpretado pelo estreante Maxime Godart, é um menino que alguns já definiram como "da pá virada". Comparado a Pedrinho, de Monteiro Lobato, e até ao Menino Maluquinho, de Ziraldo.

O que provoca o primeiro desequílibro no pequeno herói é a notícia de que a sua mãe, Valérie Lemercier, estaria grávida. Nicolau tem amigos, até sabe dividir brinquedos, sorrisos, mas compartilhar o afeto da mãe com um outro irmão não se apresenta como uma boa notícia para o filho único.

De maneira geral, O Pequeno Nicolau, dirigido por Laurent Tirard (de As Aventuras de Molière), capta a nostalgia de uma infância delicada e até ingênua, porém muito divertida, e mostra o ponto de vista de um menino que parece ter tido uma imaginação maior do que o mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]