• Carregando...
O grupo: Jessiane Paegle, Magalhães Silva, Leila Tascheck e Priscila Vargas | Divulgação
O grupo: Jessiane Paegle, Magalhães Silva, Leila Tascheck e Priscila Vargas| Foto: Divulgação

Hoje à noite, o Quarteto Iguaçu leva ao Teatro da Reitoria obras de José de Arimatéia Santos ("A Janela da Vida"), Heitor Villa-Lobos ("Quarteto nº 1") e Franz Schubert ("Quartetto nº 14" e "A Morte e a Donzela"). A apresentação marca os 25 anos de existência do grupo.

Criado em 1984, a formação é de músicos que fazem parte da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). De maneira geral, os instrumentistas se dedicam à divulgação da música erudita brasileira e interpretam composições de grandes mestres.

Uma das características peculiares do quarteto de cordas é a pesquisa de repertórios diversos, abrangendo tanto a produção erudita quanto a popular.

Uma das propostas é, justamente, falar a um público maior (o que explica a opção por músicas mais conhecidas). É também com isso em mente que realizam concertos didáticos, em que oferecem informações breves sobre as obras apresentadas no palco e sobre os seus criadores.

Carreira

Com mais de duas centenas de concertos realizados no Brasil, o Quarteto Iguaçu tem uma discografia de cinco títulos: Encontro de Gerações, Grandes Momentos, Minha Poesia, Meu Canto, A Janela da Vida e Música de Cena.

O grupo é formado pelas violinistas Priscila Vargas e Leila Cristina Tascheck, a violoncelista Jessiane Paegle e o violista José Maria Magalhães Silva, o fundador do grupo.

Graduada pela Escola de Música e Belas do Paraná (Embap), Priscila foi premiada em concursos como o de Jovens Instrumentistas do Brasil, o Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio e Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia. Ela tocou sob regência de Hans Peter Frank e Theophanis Kapsopoulos, entre outros maestros. Em 2008, se apresentou no Festival Laboratori Musicali Estivi, em Cortenze, na Itália. É spalla (a violinista principal) da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Leila Cristina Tascheck, também estudante formada pela Embap, concluiu mestrado em música na University of Notre Dame. Participou de diversas orquestras brasileiras e norte-americanas, inclusive como spalla. Esteve em turnês pela Europa e Argentina. Atua como violinista da Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e como violinista e violista convidada da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Estudante de piano no Conservatório Brasileiro de Música, em Petrópolis (RJ), Jessiane Paegle passou pela Embap e se aproximou do violoncelo a partir do contato com Simone Savytzky. Como participante da Camerata Suzuki do Brasil, tocou na Inglaterra, na Escócia e na Irlanda.

A primeira incursão de José Maria Magalhães Silva pela música foi sob orientação do maestro Alberto Jaffé. Atuou como spalla da Orquestra de Cordas do SESI e da Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Ceará e participou do grupo de Solistas do Teatro Guaíra sob direção do violoncelista Mathias de Oliveira Pinto.

Serviço

Concerto do Quarteto Iguaçu. Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299), (41) 3360-5066. Hoje, às 20h30. Ingressos a R$ 20 e R$ 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]