• Carregando...

Disponível há anos no mercado europeu, em formato PAL, finalmente chega agora ao Brasil Radiohead: The Astoria London Live, registro em DVD da apresentação do quinteto de Oxford na capital britânica, em maio de 1994. A espera valeu: o disco consegue capturar toda a energia, originalidade, angústia e beleza do grupo liderado por Thom Yorke. E antes da banda ter tornado-se uma espécie de unanimidade mundial, reconhecimento que viria em 1997, com o lançamento do experimental e sublime O.K. Computer, considerado por muitos críticos como o melhor álbum de rock da década de 90, ao lado de Nevermind, do norte-americano Nirvana.

O show londrino reflete uma fase crucial na trajetória do Radiohead – a banda já não suportava mais tocar o hit "Creep" e outras faixas de Pablo Honey, seu primeiro e único álbum lançado até então. O concerto serviu para que testassem músicas compostas para The Bends, CD que seria lançado apenas um ano mais tarde. É bizarro, mas muito curioso, ouvir Yorke anunciando "Esta é uma nova canção", referindo-se a "My Iron Lung", até então absolutamente inédita para a platéia que lotava a tradicional casa de shows situada na Charing Cross Road.

Outro ponto alto é perceber a reação um tanto perplexa do público à primeira apresentação ao vivo da intimista e pungente "Fake Plastic Trees", outra canção de The Bends, que naquele exato momento anunciava uma certa mudança de ventos nas sonoridades do Radiohead, que viria, em breve, tornar-se uma das mais importantes bandas da história do rock.

No repertório do DVD há pelo menos duas jóias raras: "Maquilladora" e "Pop Is Dead", lados-b hoje pouco tocadas nos shows do quinteto. Com apenas 67 minutos de duração, Radiohead: The Astoria London Live é enxuto e deixa o público e os espectadores que assistirem ao DVD com gosto de quero mais na boca. Ainda mais sabendo que o melhor da banda ainda estaria por vir. Cogita-se o lançamento de um DVD com a gravação da apresentação no Festival de Glastonbury (Reino Unido), na qual tocam pela primeira vez canções do festejado OK Computer. São apenas rumores por enquanto, contudo. Até lá, o melhor mesmo é degustar Radiohead: The Astoria London Live com todo o prazer que merece. GGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]