• Carregando...

Segundo estimativas do estúdio divulgadas no domingo (1º), "Ratatouille", sobre um rato que aspira a ser um chef de cozinha francês, vendeu 47,2 milhões de dólares em bilhetes nos seus primeiros três dias. Ocupou o primeiro lugar, ficando na frente do novo filme de Bruce Willis, "Duro de Matar 4" ("Live Free or Die Hard"), com 33,2 milhões de dólares.

Foi a pior arrecadação em um lançamento de um filme produzido pela Pixar desde o segundo esforço do estúdio, "Vida de Inseto" ("A Bug's Life"), que arrecadou 33,3 milhões de dólares no lançamento, em 1998, e 163 milhões de dólares no total.

Em comparação, o primeiro lançamento da Pixar no ano passado, "Carros" ("Cars"), arrecadou 60,1 milhões de dólares- dado considerado até certo ponto decepcionante- e terminou com 244 milhões de dólares.

Se "Ratatouille" seguir o mesmo padrão de "Carros", vai ter uma arrecadação total bruta de cerca de 89 milhões de dólares, tornando-se o terceiro lançamento consecutivo da Pixar a ter um desempenho inferior ao seu antecessor. A Disney, porém, estava confiante de que "Ratatouille" ultrapassaria com facilidade os 200 milhões de dólares.

As previsões dos analistas financeiros sobre o fim de semana de lançamento de "Ratatouille" variavam de 50 milhões de dólares a 65 milhões de dólares. Mas o setor do cinema tinha um alvo mais realista, na faixa de um pouco mais de 40 milhões de dólares, segundo Chuck Viane, presidente da Disney para distribuição interna.

Concorrência

Viane disse que a concorrência foi sem precedentes e que "Ratatouille" foi prensado entre "Duro de Matar 4", que foi lançado dois dias antes, na quarta-feira, e pelo lançamento do esperado "Transformers", na segunda-feira à noite.

Ainda assim, com uma ajudazinha do feriado de 4 de julho nos EUA, ele previu que "Ratatouille" terá "tanto sucesso, se não mais sucesso, que a maioria" dos filmes da Pixar.

O lançamento de maior sucesso dos sete filmes de animação anteriores da Pixar foi "Procurando Nemo", de 2003, com vendas de 340 milhões de dólares. Foram arrecadados 70,3 milhões de dólares no lançamento.

Um ano depois, "Os Incríveis" deu a partida com 70,5 milhões de dólares, mas perdeu o gás e arrecadou 261 milhões de dólares.

Tanto "Ratatouille" como "Os Incríveis" foram dirigidos por Brad Bird. Esse seu trabalho mais recente gira em torno de um rato parisiense chamado Remy, que sonha em ser um chef famoso.

Como sempre acontece com os lançamentos da Pixar, os críticos amontoaram superlativos sobre o filme. Mas não é nenhum segredo que a Disney enfrentou um desafio de marketing com ele: Um rato na cozinha desperta preocupações com higiene em algumas pessoas.

A Disney ainda está tentando provar para os investidores que a aquisição da Pixar, no ano passado, valeu os 7,4 bilhões de dólares pagos. "Ratatouille" é o primeiro filme da Pixar lançado e que ainda estava em produção quando o acordo Disney-Pixar foi selado.

"Duro de Matar 4" arrecadou 48,2 milhões de dólares nos primeiros cinco dias de lançamento. O quarto episódio dessa série de ação da 20th Century Fox, como se previa, tinha como meta a platéia masculina adulta, segundo disse o estúdio, que pertence à News Corp. O filme registrou um aumento de 20 por cento entre sexta-feira e sábado, o que indica um forte boca-a-boca. "Ratatouille," em comparação, teve um aumento de 3 por cento.

O campeão da semana passada, "A Volta do Todo Poderoso" ("Evan Almighty"), a primeira grande decepção de bilheteria do verão (no hemisfério norte), cai para o terceiro lugar, com 15,1 milhões de dólares e um total de 60,6 milhões de dólares em duas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]