• Carregando...
Mônica Salmaso traz a Curitiba espetáculo com interpretações de clássicos da MPB | Divulgação
Mônica Salmaso traz a Curitiba espetáculo com interpretações de clássicos da MPB| Foto: Divulgação

A cantora paulistana Mônica Salmaso (confira o serviço completo do show) estará em Curitiba, a partir da próxima sexta-feira (4), para realizar três apresentações do seu mais recente projeto, no qual faz releituras de canções brasileiras. No palco do Teatro da Caixa, acompanhada do pianista Nelson Ayres e do saxofonista e flautista Teco Cardoso, ela vai interpretar "Camisa Amarela", de Ary Barroso, "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa, e clássicos de Tom Jobim, Paulo Vanzolini, além de duas composições de Ayres.

No entanto, o compositor que tem mais canções no atual repertório de Mônica é Chico Buarque, de quem ela vai cantar "Construção", "Beatriz" e "Ciranda da Bailarina". Anteriormente, a cantora gravou o álbum Noites de Gala, Samba de Rua, apenas com canções de Chico, e percorreu o Brasil em turnê, acompanhada pelo quinteto Pau Brasil.

Mônica conta que vive o seu melhor momento profissional, e existencial. O motivo é o seu filho, Theo, de 4 anos. Casada com Cardoso, o músico de sopro que a acompanha nos shows, a cantora comenta que, desde o nascimento do filho, ela passou a ser mais seletiva, e não aceita qualquer convite. "Ser mãe exige dedicação", diz. O espetáculo que será apresentado aos curitibanos reflete, para ela, esse momento. "Parece que não tenho mais de provar nada para ninguém. Apenas faço, apenas canto. Essa segurança é resultado de eu ter sido mãe", afirma.

Durante a entrevista, realizada ontem pela manhã por telefone, Mônica foi interrompida três vezes pelo filho. "Tenho de negociar com ele, que já argumenta. Mas isso é bom, e me estimula. Me reinvento", diz, comentando que o pequeno Theo, que convive com músicos que circulam pela casa, tem, entre os brinquedos, piano de "caudinha", clarinete e bateria.

Um porto em Curitiba

Mônica gosta de Curitiba porque, desde que esteve aqui pela primeira vez, há alguns anos, sempre foi bem recebida. Ela participou, como professora, da Oficina de Música. Fez amizade com músicos e alunos. "Curitiba é uma cidade boa para trabalhar. As pessoas ajudam, têm disposição. É sempre um prazer fazer show na capital paranaense", diz.

A cantora conta que anda um pouco cansada de São Paulo, "do trânsito, do ar poluído", e até pensou em se mudar, principalmente com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida ao filho. Mas ela deve continuar na capital paulistana. "O volume de trabalho é bom. São Paulo é uma cidade ideal, apesar dos problemas urbanos, para quem é músico", afirma.

Neste momento, Mônica também está na fase de gravação de seu próximo álbum, a partir do repertório que será apresentado em Curitiba. "Os arranjos estão definidos, mas também há espaço para o improviso. Este show reflete a maneira como eu en­­tendo a música, e o próximo ál­­bum, de estúdio, deve ser o meu melhor trabalho", afirma a ar­­tista, que venceu o Prêmio Visa MPB, o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e foi saudada, pelo crítico Jon Pareles, do jornal The New York Times, como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira.

Serviço:

Mônica Salmaso (confira o serviço completo do show). Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Dias 4 e 5, às 21 horas, e dia 6 às 19 horas. R$ 20 e R$ 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]