• Carregando...
 | /
| Foto: /

Os robôs operam em diferentes níveis de autonomia: a estrutura pode ser classificada como totalmente autônoma, semiautônoma, remotamente controlada, teleoperada ou automática.

A autonomia completa é o grande objetivo dos pesquisadores da área de robótica, o que não significa dizer que os estudos almejem a criação de robôs inteligentes que tomarão decisões sem qualquer intervenção humana.

Haverá mais empregos

Referência mundial na área de robótica, o engenheiro elétrico chinês Howard Li, professor da Universidade de New Brunswick, em Fredericton, no Canadá, dedica-se ao desenvolvimento de veículos inteligentes e acredita em um futuro de oportunidades de emprego a partir das novas descobertas tecnológicas.

Leia a matéria completa

Guilherme Augusto Silva Pereira, da UFMG, dá um exemplo: um carro autônomo deve transportar um passageiro entre os pontos A e B, com segurança e respeitando as leis de trânsito.

O operador não deseja que o robô decida, por conta própria, que o melhor seria levar o passageiro para o ponto C. A resolução é sempre do usuário, mas a autonomia do veículo permite a escolha sobre o trajeto a ser percorrido entre os locais de partida e chegada ou sobre os momentos em que o freio deverá ser acionado para evitar uma colisão.

O tipo de aplicação é que determina o grau de autonomia. Tarefas delicadas, envolvendo risco à vida, como a realização de uma cirurgia, jamais poderão ser totalmente delegadas ao discernimento de uma máquina. Por outro lado, a realização de uma tarefa doméstica simples, como o preparo do almoço ou a limpeza do piso, pode ser executada com total autonomia pelo robô, ensinado pelo proprietário.

Quem tem medo de robôs?

A ideia surgiu no século 20, mas ainda não se confirmou: máquinas vão tomar os empregos dos humanos?

Leia a matéria completa

“O robô não pode ser 100% autônomo. Dificilmente isso vai mudar. Não teremos cirurgiões-robôs. Máquinas 100% autônomas substituindo 100% o ser humano, isso dificilmente vai acontecer”, diz Edson Prestes, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A possibilidade de os robôs conceberem ideias e desenvolverem valores morais ainda é uma discussão aberta às possibilidades de tudo o que ainda poderá vir pela frente.

“Vai depender do ser humano. Até o presente momento, nenhum robô consegue diferenciar o certo e o errado, o bem e o mal. Ele não sabe o que está fazendo, não pode ser responsabilizado por suas ações. Quem coloca toda essa consciência é o ser humano. Toda a responsabilidade tem que partir dos humanos. Mas isso é no momento atual. Não dá para prever daqui a 40 anos, com avanços em áreas como bioinformática e biotecnologia. A tecnologia está muito evoluída”, diz Prestes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]