• Carregando...

Disparem os canhões e saúdem a maior exportação roqueira da Austrália.

A banda AC/DC lidera as paradas pop em todo o mundo com seu primeiro álbum em oito anos, comprovando que os fãs nunca se cansam de um guitarrista de meia idade que se veste como colegial e de um vocalista de voz dolorosamente rouca.

"Black Ice" vendeu mais de 780 mil cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana de lançamento exclusivo pelas lojas Wal-Mart, disse uma porta-voz do grupo na terça-feira, horas antes de a banda iniciar uma turnê mundial.

O disco, que saiu pela Columbia Records, teve a segunda maior abertura do ano, perdendo apenas para o US$ 1 milhão de cópias vendidas na primeira semana de "Tha Carter III", do rapper Lil Wayne, em junho. Superou facilmente os álbuns novos de outras bandas de rock, como Coldplay e Metallica.

Com um histórico de 15 álbuns gravados em estúdio em 33 anos, o AC/DC liderou as paradas norte-americanas apenas uma outra vez, com "For Those About to Rock We Salute You", de 1981, cuja faixa-título ganha o reforço de canhões "ao vivo" cada vez que é tocada no palco.

Liderada pelo guitarrista Malcolm Young, 55 anos, e seu irmão Angus, 53, que gosta de vestir-se como garoto sobre o palco, a banda também foi número 1 em 28 outros países, incluindo o Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão e Argentina.

Foram distribuídas ao todo mais de 5 milhões de cópias de "Black Ice" em todo o mundo, e, segundo sua porta-voz, a banda espera vender outros 5 milhões de cópias de álbuns de seu catálogo este ano.

Para o biógrafo da banda, Arnaud Durieux, que co-escreveu o livro "AC/DC: Maximum Rock & Roll" e mantém o site de fãs ac-dc.net, o AC/DC é "uma marca comprovada".

Durieux disse que o marketing agressivo da Columbia, o hype que cercou o contrato de exclusividade com o Wal-Mart e a popularidade maciça de videogames musicais como Rock Band e Guitar Hero criaram um efeito de bola de neve.

"A grande mídia, que nos últimos 28 anos praticamente ignorou a banda, despertou outra vez, e agora a banda voltou a ser vista como cool", disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]