• Carregando...

Acontece hoje à noite, em Los Angeles (EUA), a 12.ª cerimônia de entrega dos troféus do SAG (Screen Actors Guild), o sindicato dos atores de Hollywood. O evento será transmitido no Brasil pelo canal pago TNT, a partir das 23 horas.

Assim como a premiação de outros sindicatos de profissionais da indústria do cinema norte-americano, o SAG Awards é considerado uma das prévias do Oscar – cuja lista de indicados de 2006 será anunciada na próxima terça-feira. E ganhar um SAG tem sido uma quase garantia de Oscar nos dois últimos anos: em 2005, os quatro vencedores do SAG na categoria de cinema foram os mesmos que levaram a estatueta dourada (Jamie Foxx, Hilary Swank, Morgan Freeman e Cate Blanchet); em 2004, três dos premiados ganharam seu troféu (Charlize Theron, Tim Robbins e Renée Zellweger).

Dessa forma, a expectativa deve ser grande entre os indicados ao SAG 2006. Entre os atores principais, os candidatos favoritos são Philip Seymour Hoffman (Capote) e Joaquin Phoenix (Johnny & June), vencedores do Globo de Ouro, além de Heath Ledger, de O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, o favorito a um grande número de Oscars este ano. Para atriz principal, a disputa deverá ficar entre Felicity Huffman (Transamerica) e Reese Whitherspoon (Johnny & June), também vencedoras do Globo de Ouro.

Na categoria coadjuvantes, os destaques são Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles) e Michele Williams (O Segredo de Brokeback Mountain) entre as atrizes, e George Clooney (Syriana) e dois atores de Crash – No Limite, Don Cheadle e Matt Dillon. A disputa de melhor elenco deve ficar entre Crash e O Segredo de Brokeback Mountain.

O sindicato dos atores também consagra as melhores interpretações em séries, minisséries e filmes feitos para televisão. Nos seriados dramáticos, os favoritos são Hugh Laurie (House) e Geena Davis (Comander in Chief); nas comédias, os dois atores de Boston Legal, William Shatner e James Spader, e as atrizes Mary-Louise Parker (Weeds) e Felicity Huffman (Desperate Housewives).

Nesta edição do SAG, a grande homenageada pelo conjunto da obra será a atriz Shirley Temple, menina-prodígio de Hollywood na década de 30 e que abandonou a carreira nos final dos anos 40, com pouco mais de 20 anos, depois de se casar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]