• Carregando...
A atriz em cena no longa Sob a Pele, de Jonathan Glazer | Divulgação
A atriz em cena no longa Sob a Pele, de Jonathan Glazer| Foto: Divulgação

DVD

Sob a Pele

(Under the Skin. Reino Unido/EUA/Suíça, 2013). Direção de Jonathan Glazer. Com Scarlett Johansson Krystof Hadek e Paul Brannigan. Paris Filmes. 108 min. Classificação indicativa: 16 anos. Locação e venda. Preço médio: 29,90. Ficção científica.

Ultimamente, não faltam oportunidades para ver a bela atriz Scarlett Johansson nas telas: está em cartaz nos cinemas em Chef (2013) e Lucy (2014). Não faz muito, também fez papeis importantes em dois longas-metragens curiosos. Um deles é Ela (2013), em que atua apenas com a voz, provocação do diretor Spike Jonze, que assim abdicou do corpo da vênus mais desejada da cultura pop atual.

O outro, ainda mais interessante, é Sob a Pele (2013), ficção científica que passou rapidamente pelo circuito e acaba de sair em DVD e Blu-ray, lançamento da Paris Filmes.

Nessa produção britânica, o cineasta J foi mais radical do que Jonze: abriu mão da própria humanidade da atriz. É que ela interpreta um ser provavelmente de outro planeta, que apesar da forma humana não sente nem raciocina como tal.

O que faz na Terra é só uma das questões que são apenas sugeridas, e não esclarecidas por Glazer, seguindo a melhor das tradições do gênero.

O vazio do olhar não a deixa menos sedutora. Ao contrário: como Alida Valli em Olhos sem Rosto (1960), parece que a frieza de Scarlett potencializa seu encantamento, muito em função da inquietação quanto ao que está por trás da máscara de insensibilidade. Quando, ao final, ela revela alguma emoção, traz o espectador para seu lado como só os grandes atores conseguem fazer.

Sem filtros, com a nudez a revelar o que malas midiáticos chamaram de "defeitos", Scarlett teve uma de suas melhores atuações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]