• Carregando...

Depois de pular atrás da Matimbanda e da Caiobanda, é a vez do folião embarcar nesta segunda-feira na onda da Banda de Guaratuba. Cinco trios elétricos prometem agitar as cerca de 350 mil pessoas esperadas para o terceiro dia de carnaval na cidade. "Se seguir a tendência do aumento de 25% do turismo nesta temporada e o tempo ajudar, o número deve chegar próximo a esse total. O nosso objetivo é oferecer opções para todas idades e gostos", afirma o secretário municipal de Turismo, Clécio Takachechen.

Confira a agenda da folia

No repertório das bandas Anauê, Ziriguidum e Daquele Jeito muito axé, pagode e samba. Sem deixar de lado as inesquecíveis marchinhas a serem entoadas pela Banda de Guaratuba. A concentração começa às 20 horas, na Rua Ponta Grossa, e a saída do primeiro trio – o Gladiador – está programada para às 21 horas. Comandam a abertura, os 40 integrantes da Escola de Samba Unidos de Guaratuba.

Em seguida saem os trios Canibal, Tremendão, Magia e Beto Carrero. Os caminhões de som percorrerão cerca de 1,3 quilômetro pela Rua 29 de Abril, até chegar a praça central. O encerramento da folia deve acontecer por volta das 4 horas.

Todas as ruas perpendiculares à 29 de Abril serão bloqueadas pela Polícia Militar a partir das 15 horas. De acordo com o capitão César Konawa, coordenador da operação, o desembarque de veículos do ferry-boat será encaminhado para para a Avenida Atlântica. As vias devem ser liberadas após o final da festa. O capitão lembra que o consumo de bebidas em garrafas de vidro está proibido.

Os organizadores do evento ainda alertam que cada entrada para a avenida será controlada por um policiail militar, um fiscal da prefeitura para acompanhar o acesso de ambulantes e um segurança particular para fazer revista pessoal nos foliões. Além disso, todos os menores de 12 anos serão credenciados com uma pulseira de identificação com o nome e telefone dos pais.

História

Este é o 26.º ano que o carnaval é comemorado nestes moldes em Guaratuba. "A Banda surgiu de uma brincadeira que deu certo", resume o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus, um dos fundadores do evento. Ele relata que em 1.981, em companhia do empresário Renato Trombini e outros amigos, nasceu a idéia de fazer uma folia diferente. "Colocamos um batuque animado em cima de um jipe e acompanhamos com nossas esposas", lembra. "E para a nossa surpresa o público foi atrás. Foi um sucesso. Encheu a avenida. O cordão que abriu era formado por crianças. Foi muito bonito."

Na segunda-feira de carnaval do ano seguinte, a festa se repetiu com uma organização maior, com fogos de artifício, músicos e venda de camisetas. "A coisa foi crescendo e começaram a surgir os trios cada vez mais possantes", conta o fundador.

De acordo com Justus, o hino da Banda de Guaratuba foi apresentado aos foliões há cerca de 20 anos. [Começa na Ponta Grossa, termina ali na praça. É bonita e é de graça...] A letra feita por Heitor Valente ganhou a melodia do compositor carioca César Costa Filho. "Este é o maior carnaval do Paraná. Estamos torcendo para que façam um bom evento", conclui Justus, que pela primeira vez não irá desfilar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]