Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Sem permissão divina para usar animais

Peter Singer, filósofoConsiderado o criador do movimento abolicionista animal, o filósofo australiano Peter Singer, professor da Universidade de Princeton, Nova Jersey, em entrevista exclusiva por e-mail, falou sobre os avanços dos direitos dos animais nas últimas décadas e sobre especismo, termo cunhado por ele para definir a dominação da espécie humana sobre outros animais.

No seu livro Libertação Animal, publicado nos anos 1970, você criou a base deste novo movimento. Como você define o movimento de Libertação Animal e quais progressos você vê nestes últimos 30 anos?

O movimento de Libertação animal é aquele que procura o fim do especismo e suas aplicações práticas. Ele apóia a igualdade dos interesses de todos os seres senscientes, independente da espécie a qual pertencem.

Como progresso, vejo, por exemplo, os imensos ganhos que tivemos para animais de produção na União Européia e Estados Unidos, onde o confinamento segue agora certas regras que trouxeram um ganho para estes animais.

É claro que temos um longo caminho até eliminar o especismo, mas tivemos mais progresso nos últimos 30 anos do que em todo o século passado.

O que o senhor define como especismo?

Especismo é uma atitude de preconceito contra outro ser, motivado pelo fato dele pertencer a outra espécie. O termo é um paralelo com outros "ismos" como o racismo e o sexismo. Os racistas favorecem membros de sua raça sobre aqueles que pertencem a outra, assim como os machistas sobrepõem os interesses do seu gêneros ao das mulheres. Os especistas, no caso, os humanos, acreditam que os interesses de sua espécie são maiores do que os de outra, aqui, os animais. Animais sencientes têm interesse na liberdade e na preservação de sua vida, entre outros.

Um dos argumentos usados para justificar o uso de animais na alimentação e experimentos é de que eles foram "feitos para isso". Você acredita que usar a Teoria Criacionista como argumento é defensável?

Não, porque não acredito ninguém "fez" os animais. Eles evoluíram de formas mais simples de vida e nós somos apenas uma dentre todas as outras espécies que surgiram deste mesmo processo.

Não temos nenhum tipo especial de permissão divina para usar animais. Mas, mesmo que tivéssemos, se supormos que Deus cuida de suas criações, seria uma distorção da vontade Dele, os tratarmos do modo como fazemos.

O bem estar animal é uma política adotada largamente por governos e pela "indústrias de animais". O conforto de um animal que em breve irá morrer tem efeito prático?

Eu não tenho visto muito sendo feito no sentido do bem estar animal por aqueles que controlam a indústria, apesar dos avanços que citei. Mas sim, claro que é muito melhor que animais como nós tenham vidas decentes antes de morrer.

Como podemos adotar uma postura mais ética em relação aos animais?

Nos questionando sobre tudo o que fazemos aos animais, pensando se estaríamos preparados para fazer o mesmo com humanos com um nível mental similar ao daquele animal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.