Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Madonna no Brasil

Show de Madonna desafia espectador com referências a discos, amores, filmes e moda

 | Leonhard Foeger/Reuters
(Foto: Leonhard Foeger/Reuters)

Ao entrar em um show como o de Madonna você tem duas escolhas: assistir a um espetáculo como outro qualquer, analisando se o show "foi bom" ou "foi ruim", geralmente baseado não apenas no que faz o artista no palco, mas se ele "falou com a platéia", "deu bis" e cantou "Cidade Maravilhosa". Ou você pode mergulhar no universo da estrela que, dada a longevidade da carreira, já carrega anos e anos de experiência no mundo pop, até agora, no topo da pirâmide.

Se você escolher a segunda alternativa, poderá se divertir não apenas com as músicas e as imagens que compõem o show "Sticky & Sweet" mas também com a sopa de referências que Madonna apresenta, chegando até a desafiar o espectador, como em um episódio de "Lost". Ou seja: um monte de informações que no fim não vão fazer a mínima diferença na vida de ninguém. Apenas divertir. Vamos lá:

LOJA DE DOCES: À esta altura todo mundo já entendeu o fetiche da "loja de doces". A imagem de Madonna, com roupa preta e e bengala, ao lado de bailarinos vestidos como soldadinhos de chumbo lembra a de Willy Wonka em "A fantástica fábrica de chocolates". Tal qual Wonka, a imagem mixa fetiche com perversão e um toque de ingenuidade. "Não finja que não está com fome/ Temos muito o que comer por aqui", diz a letra de "Candy shop".

BRITNEY: Madonna já revelou nutrir um sentimento "maternal" por Britney Spears, que já foi apontada como sucessora da diva pop. Só o tempo dirá o que acontecerá com Britney nos próximos anos, mas enquanto isso, Madonna presta a homenagem que acha apropriada em "Human nature", que tem a participação da lourinha.

"VOGUE": A dança "posada" se refere aos concursos de dança dos clubes de Nova York nos anos 90. "Vogue" era a dança "com atitude" que misturava gestos rápidos com as mãos, "dando pinta", como se dizia nos clubes gays da época. Madonna teria presenciado uma dessas noites, captado a atmosfera do "na-pista-de-dança-essa-turma-se-sente-em-casa" e importado para a letra e coreografia de "Vogue", presente nos shows desde 91. A música de "Sticky & sweet" aparece misturada com a levada groovy de "4 minutes", em um mash up.

ROLLS ROYCE: Lembra de "Quem é essa garota?" ("Who's that girl?", no original)? O modelo usado em "Beat goes on" lembra o carro que Nikki dirigia no filme.

INTO THE GROOVE: Keith Haring, artista plástico nova-iorquino morto em 1990, tem os famosos grafismos projetados no grande telão atrás do palco. As cores fortes ajudam a compor o ambiente festivo e pra cima da concepção da faixa para este show.

"SHE'S NOT ME": Um megamix de autoreferências. Desde o sutiã em cone de Gaultier, imagem tão forte que até hoje ocupa o imaginário pop como uma referência à Madonna, até os "look" fetichistas de "Erotica" e "Like a virgin". E nenhuma dela "é ela". Madonna vira a página.

VÍDEO DA PRADA: O ser que aparece no vídeo logo após "She's not me" foi exibido em um desfile da marca italiana Prada. Madonna adorou as imagens e encomendou uma versão para o seu show.

"AULA DE ESPANHOL": O bloco latino que conta com "Spanish lesson" e "La isla bonita" reforça a fascinação que Madonna tem com o mundo de língua espanhola. Lourdes Maria, a filha, tem o apelido de Lola, até porque o pai é o personal trainer e ator (?) Carlos León, descendente de latinos. Até o Givenchy que Madonna usa neste segmento tem perfume latino.

VÍDEO DO XADREZ EM "HUNG UP": Este é um dos momentos "Lost". No início da turnê boatos davam conta de que Madonna se referia à Guy Ritchie quando dizia "Há 29 movimentos para a Rainha se livrar do Rei". Outros dizem que ela "vira o jogo" quando o tabuleiro muda de posição. E a música piora ainda o clima de "o que ela está querendo dizer" quando surge o verso "Quando eu tiver ido embora/ você perceberá que eu fui a melhor coisa que aconteceu na sua vida".

"GAME OVER": A frase que encerra o show vem deixando fãs encafifados. O que será que ela quer dizer com isso? Vai mudar tudo? Vai parar com as turnês? (há quem aposte que "Sticky" seria a última turnê mundial de Madonna - o que é difícil de acreditar já que o contrato com Live Nation vai até 2011 e a empresa é basicamente uma produtora de shows) ou será que ela vai mudar tudo na sua vida mesmo? Só saberemos na próxima temporada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.